Homen com MH : as belezas masculinas almejadas em três diferentes edições internacionais da revista Men's Health
dc.contributor.advisor | Goellner, Silvana Vilodre | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Bruna Sacchi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T01:51:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87747 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, de cunho qualitativo e quantitativo, teve por objetivo principal analisar os padrões de beleza masculinos contemporâneos almejados em diferentes sociedades. Para tanto, analisei três edições da revista Men´s Health publicadas no Brasil, Portugal e Inglaterra, no mês de março de 2013. Com base numa análise cultural, pretendi identificar como a saúde e o corpo masculinos foram apresentados nas páginas dessa Revista nesses três diferentes países. Analisei as matérias, as notas e os anúncios comerciais nela veiculados de modo comparativo, pontuando, a partir disso, as categorias que considerei mais relevantes: Cultura Fitness; Moda e Sexualidade. Assumi, assim, que a Men´s Health exerce uma “pedagogia”, pois quer ensinar/transmitir aos seus leitores como ser, como parecer, como se portar, o que vestir, o que usar, com quem se relacionar, como se tornar o tal “Homem Men´s Health”. É possível dizer que as três edições apresentam certa padronização de corpo e de saúde, mesmo quando consideradas as diferenças desses países, sobretudo no que se refere à cultura fitness de modo geral. Apesar disso, foi também possível encontrar especificidades locais dessas sociedades, uma vez que é inevitável não abranger uma temática que reflita com maior ênfase o público para quem a revista é endereçada (no Brasil, por exemplo, falou-se mais de sexualidade, enquanto que na Inglaterra priorizaram-se aspectos relativos à moda). Articulando a análise dessa Revista, e a pedagogia por ela exercida, reitero a importância da educação física na problematização de modelos corporais e de saúde que circulam na sociedade. Mais do que isso, destaco a importância de se discutir tais pedagogias como parte das ações exercidas pelos professores de educação física em suas diferentes instâncias de ação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.title | Homen com MH : as belezas masculinas almejadas em três diferentes edições internacionais da revista Men's Health | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Zago, Luiz Felipe | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911789 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1114)