Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRitter, Alexandre Luis da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jorge Luiz dept_BR
dc.date.accessioned2014-01-22T01:53:47Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86387pt_BR
dc.description.abstractO surgimento de algias lombares em crianças e adolescentes pode estar associado aos seus hábitos de postura adquiridos no período escolar. O objetivo deste trabalho foi criar um instrumento capaz de identificar a percepção que escolares têm sobre a postura adotada nesse ambiente. Foi criado um questionário com fotos sobre formas de sentar, sentar para escrever, carregar o material escolar e pegar objetos pesados e leves do chão. Após a análise da validade aparente e do resultado da análise intragrupo (r=0,91; p<0,000), conclui-se que o questionário aplicado era válido e fidedigno para a aplicação em uma população de características semelhantes.pt_BR
dc.description.abstractOccurrence of low back pain in children and teenagers may be due to their postural habits during school time. The objective of this paper is to build a questionnaire capable of identifying the postural perception they have during school activities. A questionnaire was build including photos of sitting down, sitting down for writing, carrying school material, and lifting light and heavy weights from the floor. After the questionnaire face validity was analyzed and the results of the intraclass correlation was found (r=0,91; p=0,000), we concluded that the tool have face validity and reliability for application in a population with similar characteristics.en
dc.description.abstractEl dolor en las espaldas en niños se puede asociar a sus hábitos de postura adquiridos en la escuela. El objetivo de este trabajo fue crear un instrumento capaz de identificar la percepción que tienen los escolares sobre la postura adoptada en ese ambiente. Se ha creado un cuestionario con fotos sobre maneras de sentar, sentar para escribir, cargar el material escolar y tomar objetos del suelo. Después del análisis de la validad aparente y del resultado del análisis intra clase (r=0,91; p<0,000), se concluyó que el cuestionario era válido y fidedigno para la aplicación en una población con características semejantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2006), p. 227-241.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPostura corporalpt_BR
dc.subjectSalud escolares
dc.subjectDolor de espaldaes
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectPercepciónes
dc.subjectPostureen
dc.subjectSchool healthen
dc.subjectBack painen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectPerceptionen
dc.titleInstrumentos para conhecimento da percepção de alunos sobre a postura adotada no ambiente escolar - Posperpt_BR
dc.title.alternativeTool for knowing how students perceive posture in school environment – posper en
dc.title.alternativeInstrumento para conocimiento de la percepción de alumnos sobre la postura adoptada en el ambiente escolar – posper es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000584943pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples