Mostrar registro simples

dc.contributor.authorD'Ávila, Paulo Gilberto Simõespt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorWannmacher, Clovis Milton Duvalpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-10T01:53:22Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1677-2318pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85460pt_BR
dc.description.abstractAlunos de 5 turmas do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica cursaram a Disciplina de Metodologia do Ensino de Bioquímica com características reflexiva e não diretiva, no período de 1999 a 2005. Ao iniciar a disciplina (pré-teste) e após 4 dias de atividades (pós-teste) os alunos assinalaram 5 características positivas e negativas mais importantes de um professor de uma lista com 21 características de cada um. As diferenças entre pré e pós-teste foram comparadas entre si e com as respostas de um grupo controle de 20 alunos do mesmo programa que não haviam cursado a disciplina. As diferenças entre pré e pós-teste foram similares nas 5 turmas e significativamente maiores em relação ao controle. Em relação às características positivas do professor, diminuiu no pós-teste a importância de o professor ser dinâmico e bom comunicador, tendo aumentado a de ser coerente. Quanto às características negativas do professor houve aumento do autoritarismo, diminuindo competência, desinteresse e incoerência. Considerando que este tema não foi abordado diretamente na disciplina, é provável que as mudanças que ocorreram na percepção dos alunos se devam, ao menos em parte, ao caráter reflexivo da disciplina.pt_BR
dc.description.abstractStudents from 5 groups of the Postgraduate Program in Biological Sciences: Biochemistry followed a discipline of Teaching Methodology in Biochemistry, a reflexive and non-directive discipline, from the year 1999 to the year 2005. In the first day (pre-test) and in the fourth day (post-test) the students marked the 5 most important positive and negative characteristics of a teacher from a list containing 21 characteristics of each one. The differences from the marks between the pre and the post-test were similar in the 5 groups and higher than the marks of a control group that did not followed the discipline. About the positive characteristics of a teacher, competence and interest were the most marked characteristics in the pre and in the post-test, while coherence increased in the post-test. In relation to the negative characteristics of a teacher, authoritarian increased significantly in the post-test, decreasing the characteristics of incompetence, disinterest and incoherence. Considering that this subject was not a theme of the discipline, it is possible that the change in the perception of the students may be due, at least in part, to the reflexive character of the discipline.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Bioquímica. Campinas, SP. Vol. 11, n. 1, p. 11-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectProfessor : Ensino superior : Avaliacaopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectPositive characteristics of a teacheren
dc.subjectNegative characteristics of a teacheren
dc.titleImpacto de uma disciplina de metodologia do ensino sobre as percepções dos alunos relativas às características positivas e negativas de um professorpt_BR
dc.title.alternativeEffect of teaching methodology discipline on the perceptions of the students about positive and negative characteristics of a teacher en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000908944pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples