Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2013-12-10T01:48:48Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83413pt_BR
dc.description.abstractO trabalho pretende historicizar, a partir dos anos 60, acontecimentos ocorridos em torno das politicas públicas em Informática Educativa no Brasil. Apresenta os principais projetos em Informática Educativa no pais, discute o atual Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e sua implementação no estado do Rio Grande do Sul. Acompanha a inserção desta politica na pratica pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joao Goulart, no município de Novo Hamburgo, primeira escola publica do estado a ser contemplada por este Programa. Contribui para o fortalecimento da ideia de que as politicas públicas em Informática Educativa no Brasil precisam ser contextualizadas em seus processos de problematização e consolidação de um "tempo de escuta" a fim de que as práticas dodiscentes possam possibilitar processos de inclusão em termos de permanência e qualidade, de toda comunidade educativa. O pensamento de PAULO FREIRE reforça esta perspectiva ao demonstrar a importância do contexto histórico, cultural e social da trajetória de cada individuo enquanto construtor de formas de viver mais criticas, humanas e solidarias.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intents to tell a history, from the sixties on, of the facts which ocurred about public policies in Educative Informatics, in Brazil. It Presents the main projects in Educative Informatics in the country; discusses the present Natioal Program of Informatics in Education (PROINFO) and its implementation in the state of Rio Grande do Sul; and follows the insertion of this policy in the Pedagogical Practice at the Joao Goulart Municipal Scchool, in Pre School and First Grade, in the city of Novo Hamburgo. This is the first public school to be contemplated with this Program. It contributes to the strengthening of the idea that public policies in Educative Informatics, in Brazil, need to be contextualized in their processes of problems and the consolidation of a "listening time", in order that the "dodiscente" pratices can make it able the inclusion process, in terms of permanency and quality of the whole educative community. PAULO FREIRE's ideas strengthen this perspective by demonstrating the importance of the historical context; the cultural and social trajectory o each individual person, when being the builder of more critical, human and supportive ways of living.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducative informaticsen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectFirst gradeen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectNovo Hamburgo (RS)pt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subject"Listening time"en
dc.subjectPrograma Nacional de Informática na Educação.pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectFreire, Paulo 1921-1997.pt_BR
dc.titleInformática educativa no Rio Grande do Sul : um estudo das possibilidades de inclusão em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000270534pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples