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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorHeming, Carlos Augustopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:14:04Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8213pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa é investigar quais as principais dificuldades que as pequenas e médias empresas do Vale do Taquari têm para exportar. Com a globalização das economias e a internacionalização dos negócios, as empresas se voltam estrategicamente para os mercados estrangeiros. A internacionalização das empresas, através da expansão de suas operações para os mercados externos ou através da aquisição de insumos, componentes e bens acabados, tornou-se uma questão de sobrevivência. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa em duas etapas. Primeiramente, buscou-se identificar junto às empresas do Vale do Taquari as principais dificuldades para exportar. A partir desses resultados foi estruturado um questionário, enviado para 50 empresas escolhidas por fazerem parte do Comitê Regional de Qualidade do Vale do Taquari (filiado ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP) e por possuírem a potencialidade e a possibilidade de exportar. Dos questionários enviados, 24 retornaram o que corresponde a uma taxa de resposta de 48%. Das empresas que retornaram seus questionários 37,5% não exportam. Com base nos resultados, identificou-se que dentre as principais dificuldades para exportar estão a questão de preços e a concorrência externa. Propõe-se que as empresas busquem diferenciais competitivos para minimizar as dificuldades de exportar, seja por adequação de custos, aumento de produtividade ou busca de novos mercados.pt
dc.description.abstractThis study has the goal to go deep in knowledge about the difficulties that Vale do Taquari companies go through to place their product in the export market. With the globalization of economies and internationalization of business, the companies converge strategically for foreigners markets. The internationalization of the companies, through of expansion of their operations for external market, or through the acquisition of inputs, components and accomplished goods, became a way of survival. To reach the purpose, the study was planned in two stages. First of all, it was necessary to understand and to identify the main reasons that stop the companies from the Vale do Taquari to export. With these data, a questionnaire was developed and sent to 50 companies chosen for taking part in Comitê Regional de Qualidade do Vale do Taquari (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP) and for having potentiality and possibilities to export. From the 50 questionnaires sent, 24 returned, which correspond to a return tax of 48%. Of the companies who had returned its questionnaires 37.5% do not export. Based on the results, it was found that the main difficulties to export are the question of prices and the external competition. It is suggested that the companies search differentials competitive to minimize the difficulties to export, either for adequacy of costs, increase of productivity or search of new markets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExportationen
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectGlobalization and internationalizationen
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.titlePrincipais dificuldades para as pequenas e médias empresas competirem no exteriorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000571045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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