• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Música por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Linguística, Letras e Artes
  • Música
  • Navegação Música por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Linguística, Letras e Artes
  • Música
  • Navegação Música por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Música por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 35-54 de 355

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Bailes, festas, reuniões dançantes, trampos, montagens e patifagens : uma etnografia musical no Campo da Tuca, “a capital do Funk no Sul do país” 

      Rosa, Pedro Fernando Acosta da (2016) [Dissertação]
      O presente trabalho objetiva compreender através da etnografia da música os processos e os procedimentos estéticos e sonoro-musicais, envolvidos nas musicalidades Funk na comunidade do Campo da Tuca, zona leste de Porto ...
    • Thumbnail

      O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero : uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano 

      Pulido Cordoba, Pablo Arturo (2016) [Dissertação]
      O presente trabalho investiga a interpretação do bambuco Florecita del camino do colombiano Jaime Romero (1966) para violão solo, uma vez que foi concebido pelo próprio compositor originalmente para trio típico colombiano, ...
    • "O bello sexo" : uma abordagem etnomusicológica sobre as práticas musicais de mulheres intérpretes violonistas no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960 

      Luca, Maria Fetzer (2022) [Dissertação]
      O termo “estudos de gênero” apareceu no New Grove Dictionary of Music como um verbete pela primeira vez por volta dos anos 1970. Inicialmente com o intuito de recuperar a história das mulheres na música, os debates sobre ...
    • Thumbnail

      Bento Mossurunga e o movimento paranista : estudo histórico-analítico das obras para canto e piano e piano solo compostas nas décadas de 1930, 40 e 50 

      Pereira, Gustavo (2005) [Dissertação]
      O presente trabalho empreendeu um estudo histórico-analítico de uma seleção de obras para piano e canto e piano do compositor paranaense Bento Mossurunga, compostas entre as décadas de 1930, 40 e 50, com o propósito de ...
    • Thumbnail

      Black Gospel : um estudo etnomusicológico com o grupo Family Soul do Rio Grande do Sul 

      Oliveira, Miriam de (2018) [Dissertação]
      A presente dissertação é fruto da pesquisa de campo realizada com o grupo musical Family Soul na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Negros evangélicos, eles desenvolvem há mais de dez anos a prática musico-performática ...
    • Thumbnail

      "Boisinhos" e "Lobosinhos" de Heitor Villa-Lobos : o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética 

      Vieira, Daniel (2012) [Tese]
      Este trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí ...
    • "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ) 

      Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos (2022) [Dissertação]
      O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ ...
    • A busca por uma técnica pianística saudável, musical e eficiente : um diálogo com quatro participantes 

      Melo, Laura Boaventura (2019) [Tese]
      A presente pesquisa teve como objetivo confrontar a eficácia de uma abordagem que primasse por uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística com os problemas apresentados por indivíduos em ...
    • Thumbnail

      Camargo Guarnieri: uma análise das sonatinas n.3 e n.6 para piano 

      Ribas, Geraldo Majela Brandão (2002) [Dissertação]
      O presente trabalho pretende analisar as fugas das Sonatinas nº3 e nº6 para piano de Camargo Guarnieri, através de uma análise estilística e tendo em vista os procedimentos utilizados pelo compositor especificamente no ...
    • Thumbnail

      Campeirismo musical e os festivais de música nativista do sul do Brasil : a (pós)modernidade (re)construindo o "gaúcho de verdade" 

      Ferreira, Clarissa Figueiró (2014) [Dissertação]
      Este estudo tem por objetivo compreender como são construídas as identidades musicais nos festivais de música nativista do sul do Brasil através do segmento denominado como “música campeira”. Segundo os colaboradores desta ...
    • Thumbnail

      Campos textuais em dois processos colaborativos de criação na música contemporânea 

      Duwe, Menan Medeiros (2015) [Dissertação]
      Esta dissertação é um estudo de dois processos de criação na música contemporânea, nos quais atuei junto com dois colegas: Dario Rodrigues Silva (pianista) e Lauro Pecktor (compositor). O primeiro processo foi a preparação ...
    • Thumbnail

      O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940 

      Grovermann, Celina Garcia Delmonaco Tarragó (2011) [Dissertação]
      Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a ...
    • Thumbnail

      Cantar com as mídias eletrônicas : um estudo de caso com jovens 

      Schmeling, Agnes (2005) [Dissertação]
      Este estudo investigou o canto intermediado pelas mídias eletrônicas e os processos de aprendizagem musical de cinco jovens, procurando responder à seguinte questão: que funções pedagógico-musicais exercem as mídias sobre ...
    • Thumbnail

      Os cantos das Copleras em Amaicha del Valle : performatividade voco-sonora, corpos em devir e sentido de lugar no noroeste argentino 

      Andrade, Ivan Fritzen (2016) [Dissertação]
      Este é um estudo etnomusicológico acerca da prática do canto de coplas com caja, por mulheres indígenas anciãs amaicheñas-calchaquíes, no Noroeste Argentino. Fundamentada em minha experiência etnográfica em Amaicha del ...
    • Thumbnail

      A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade 

      Santos, Luana Zambiazzi dos (2011) [Dissertação]
      Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, ...
    • Thumbnail

      Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato 

      Pires, Thomas König (2012) [Dissertação]
      Esse trabalho apresenta um auto-relato da construção da performance da obra Changes (1983) para violão de Elliott Carter, com uma análise estrutural e sua relação com as dificuldades encontradas ao longo do processo de ...
    • Thumbnail

      Chanteuses e cabarés : a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX 

      Luckow, Fabiane Behling (2011) [Dissertação]
      Neste estudo, busco compreender como as performances musicais das cantoras/chanteuses dos clubes noturnos de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX podem mediar as relações de gênero dentro e fora destes espaços ...
    • Thumbnail

      Ciaccona em ré menor BWV 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão 

      Freitas, Thiago Colombo de (2005) [Dissertação]
      Este trabalho é uma análise das articulações indicadas por Johann Sebastian Bach (1685-1750) na sua Ciaccona em ré menor - quinto movimento da Partita II para violino solo, BWV 1004 – e uma transcrição desta obra para ...
    • Thumbnail

      O ciclo do tempo : processos de composição 

      Valverde Junior, Josemir Dias (2010) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta os procedimentos composicionais das peças Murlidhar, Mahakal, Miniatura e O ciclo do tempo. Sendo esta ultima a principal, devido as ferramentas composicionais terem sido experimentadas com maior ...
    • Thumbnail

      Cinca vezes Vanusa : expressões em capas de álbuns musicais 

      Pereira, Filipe Conde (2017) [Dissertação]
      O presente trabalho busca apresentar os primeiros cinco álbuns da cantora Vanusa como exemplos de composição da unidade álbum e a relação essencial entre visualidade, som e poesia que este apresenta enquanto produção ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS