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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPossamai, Rodrigo Panizzipt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:13:30Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8144pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa avaliar o desempenho do sistema através da análise de eficiência no setor de Concessões de Rodovias do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi utilizada como técnica de medição a Análise Envoltória de Dados (DEA), a qual mede a eficiência relativa entre unidades comparáveis. Neste estudo, foram utilizadas as variáveis de insumos que melhor representam as decisões gerenciais das empresas. Desta forma, foram construídos quatro modelos para análise, considerando dois diferentes pontos de vista: do empresário e do gestor do sistema. Os dados financeiros e qualitativos utilizados nos modelos foram obtidos de fontes oficiais. As análises tiveram como foco a evolução do desempenho das concessionárias ao longo dos anos de contrato para um período de quatro anos, bem como a avaliação de eficiência de escala e a correlação de resultados financeiros com indicadores qualitativos. Em relação à DEA, os modelos foram orientados para a redução na utilização de insumos, considerando tecnologia de retornos variáveis e questões relativas à escala. Os resultados deste trabalho podem auxiliar na tomada de decisões dos fornecedores do serviço e do gestor (órgão regulador) das concessões, uma vez que fornecem informações relevantes decorrentes do uso de instrumentos analíticos ainda pouco explorados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate system performance through the efficiency analysis of Highways Concessions’ sector of Rio Grande do Sul State. Thus, as measurement technique, the Data Envelopment Analysis (DEA) was used, which measures the relative efficiency among comparable units. This study used the input variables that better represent the management decisions of the companies. In this way, four models were built for analysis, considering two different points of view: the undertaker and the manager of the system. The financial and qualitative data used in the models were obtained from official sources. The analyses had as focus the performance evolution of the concessionaires along the years of contract for a period of four years, as well as the evaluation of scale efficiency and the correlation of financial results with qualitative indicators. Related to DEA, the models were oriented to inputs use reduction, considering technology of variable returns and scale factors. The results of this work can aid in the decision making of the service suppliers and the manager (regulatory sector) of the concessions, once they provide relevant information due to the use of analytical instruments still not much explored.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subjectEfficiencyen
dc.subjectHighway concessionsen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectData Envelopment Analysisen
dc.subjectDEAen
dc.titleAvaliação de eficiência técnica em concessionárias de rodovias utilizando análise envoltória de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMerino Dominguez, Emiliopt_BR
dc.identifier.nrb000568925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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