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dc.contributor.advisorPetry, Adriane Priscopt_BR
dc.contributor.authorMoschetta, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2013-11-01T01:56:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79790pt_BR
dc.description.abstractResultados de simulações do modelo de aeronave NASA Common Research Model, do IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtidos com o pacote comercial de volumes finitos ANSYS® Fluent são apresentados e discutidos neste trabalho. Um estudo de qualidade de malha é realizado utilizando-se a metodologia do GCI (Grid Convergence Index). O trabalho insere-se no contexto de contribuir com a melhoria da capacidade de previsão do arrasto de aeronaves através da utilização de métodos numéricos para a solução das equações da mecânica dos fluidos. Os resultados são validados através da comparação com resultados numéricos e experimentais publicados por outros autores. Os resultados obtidos para o coeficiente de arrasto e de pressão apresentam boa aproximação quando comparados com os obtidos pelos participantes do Workshop e também com resultados de simulações realizadas em túnel de vento.pt_BR
dc.description.abstractResults of numerical simulations of the NASA Common Research Model, from the IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtained with the finite volume commercial software ANSYS® Fluent are presented and discussed in this work. A grid quality study is performed using a GCI (Grid Convergence Index) methodology. This work may be considered as a contribution to the improvement of the capacity of aircraft drag prediction using numerical methods for the solution of the fluid dynamics equations. Results are validated through a comparison with numerical and experimental results published by other researchers. Results obtained for the drag and pressure coefficients are in good agreement with those obtained by the Workshop participants and also with simulations carried in wind tunnel tests.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAerodynamicsen
dc.subjectCFDen
dc.subjectNASA CRMen
dc.subjectAIAA drag prediction workshopen
dc.titleEstudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic analysis of an aircraft using computational fluid dynamics en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAwruch, Armando Miguelpt_BR
dc.identifier.nrb000900288pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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