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dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorPrates, Rita Cibelept_BR
dc.date.accessioned2013-10-12T01:52:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79027pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho intenciona discorrer sobre Literatura de forma a abordar o seu papel, como instrumento conscientizador, particularmente, em sala de aula, entre os jovens do Ensino Médio. Para propiciar tal linha de raciocínio, será frisada a interdisciplinaridade da Literatura com outras matérias, como a História e a Psicologia, enfatizando o seu papel social, mais especificamente, salientando a Literatura como uma ferramenta capaz de auxiliar a pensar e repensar o universo que nos cerca. Assim sendo, o trabalho traz à baila uma breve reflexão sobre o conto, além de um ligeiro estudo sobre o gênero no Brasil, buscando, em suas origens, situá-lo no contexto social e político da época. No cerne da questão, uma reflexão sobre o papel conscientizador da Literatura, questões relativas à alteridade, à identidade; o diálogo da ficção literária com a realidade do nosso país, sua capacidade de refletir o que há por trás da letras. Em seguida, para melhor explorar o tema, a análise dos contos escolhidos; o comportamento real da sociedade que é representada nos textos literários. E, por fim, conclui-se, discorrendo a respeito da legitimidade do emprego intencional da Literatura, pelo professor, na escola, como instrumento conscientizador, formador de opiniões, valores, princípios.pt_BR
dc.description.abstractThis Conclusion of Course Work intends to discuss literature in order to address its role as an instrument conscientizing, particularly in the classroom, among young high school students. To provide such reasoning, will Beaded interdisciplinarity Literature with other subjects such as history and psychology, emphasizing their social role, more specifically, highlighting the literature as a tool to help think about the universe around us. So, the work brings up a brief reflection on the tale, but a slight study on gender in Brazil, seeking, in its origins, place it in the social and political context of the time. At the heart of the matter, a reflection on the role conscientizing Literature, issues relating to otherness, identity, dialogue of literary fiction with the reality of our country, its ability to reflect what's behind the letters. Then, to further explore the topic, the analysis of the stories chosen, the actual behavior of the society that is represented in literary texts. And finally, it is concluded, talking about the legitimacy of an intentional use of Literature, the teacher, the school as an instrument conscientizing, forming opinions, values, principles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectTalesen
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectSocietyen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.titleNas entrelinhas da escrita : a literatura como instrumento de conscientizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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