Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Roxana Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-11T01:49:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78946pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar de que forma o conceito de educomunicação, em todos os seus aspectos, está sendo trabalhado em uma escola pública de Porto Alegre que participa do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria de Educação do município. Paralelo a isso, parte da análise propõe averiguar como as práticas educomunicativas interferem e auxiliam no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa utilizada para coleta de dados envolve entrevistas com alunos, professores e pessoas ligadas à gestão da escola, além de observações e análise de material produzido. A educomunicação abrange várias práticas que podem ser utilizadas dentro do ambiente escolar para maximizar a aprendizagem e exercitar a cidadania dos estudantes. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e das relações entre todos que fazem parte da comunidade educativa justifica-se a atenção dada a este tema. A partir disso torna-se importante conferir se a educomunicação está sendo praticada da forma mais adequada visando alcançar os objetivos a que ela se propõe. Para dar suporte às bases que norteiam o conceito de educomunicação - conceito este calcado nas ideias de Ismar Soares - e orientam a pesquisa foram usados como apoio desse estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a teoria epistemológica de Jean Piaget. Após a explicitação da fundamentação teórica e da metodologia utilizada, o trabalho expõe os resultados da pesquisa feita na escola referida anteriormente, buscando demonstrar as reais implicações que as práticas educomunicativas geram na vida escolar dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleO ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900471pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples