O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Roxana Furtado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-11T01:49:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/78946 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma o conceito de educomunicação, em todos os seus aspectos, está sendo trabalhado em uma escola pública de Porto Alegre que participa do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria de Educação do município. Paralelo a isso, parte da análise propõe averiguar como as práticas educomunicativas interferem e auxiliam no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa utilizada para coleta de dados envolve entrevistas com alunos, professores e pessoas ligadas à gestão da escola, além de observações e análise de material produzido. A educomunicação abrange várias práticas que podem ser utilizadas dentro do ambiente escolar para maximizar a aprendizagem e exercitar a cidadania dos estudantes. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e das relações entre todos que fazem parte da comunidade educativa justifica-se a atenção dada a este tema. A partir disso torna-se importante conferir se a educomunicação está sendo praticada da forma mais adequada visando alcançar os objetivos a que ela se propõe. Para dar suporte às bases que norteiam o conceito de educomunicação - conceito este calcado nas ideias de Ismar Soares - e orientam a pesquisa foram usados como apoio desse estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a teoria epistemológica de Jean Piaget. Após a explicitação da fundamentação teórica e da metodologia utilizada, o trabalho expõe os resultados da pesquisa feita na escola referida anteriormente, buscando demonstrar as reais implicações que as práticas educomunicativas geram na vida escolar dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000900471 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)