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dc.contributor.advisorHillbrecht, Ronald Ottopt_BR
dc.contributor.authorMaioli, Roney Afonsopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:10:33Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7835pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar a realidade atual do crédito de varejo, identificando a recente opção das grandes redes bancárias brasileiras em expandi-lo de forma maciça. O exame desta realidade, permeada no universo da microfinança, suas causas, efeitos e facilitadores, permite um entendimento acerca das especificidades deste comportamento dos bancos que, após o Plano Real, voltaram-se agressivamente para o aumento do número de clientes e expansão do crédito. Busca-se contextualizar, inicialmente, a abordagem teórica da intermediação financeira, enfatizando o papel dos intermediários financeiros, a importância dos custos de transação e as ferramentas para resolução dos problemas de seleção adversa e risco moral característicos da informação assimétrica. Além disso, o processo de administração do risco de crédito, e os mecanismos para controlar tal risco, adquirem importância ímpar para o desenvolvimento dos aspectos de microfinanças e massificação de crédito abordados. Para tanto, necessitou-se adentrar no universo do microcrédito buscando compreender essa realidade: seus princípios e objetivos, sua tipologia e principais experiências; e, confrontando-a com aquela concernente ao crédito massificado, verificar o sustentáculo mercadológico e como são resolvidos os problemas de informação assimétrica. Concluiu-se que, se ambos, de alguma forma, são direcionados a segmentos de baixa renda, micro e pequenas empresas, o setor informal e os assalariados, seus objetivos são bastante diversos. O microcrédito enfoca claramente o crédito produtivo e, através dele, busca meios de combater a miséria e a pobreza. O crédito massificado, assim chamado o movimento das grandes instituições bancárias de varejo na ampla disseminação das operações de crédito ao consumidor, apresenta interesses que não se limitam ao crédito produtivo, mas expandem-se nas operações de crédito de consumo. Por fim encontraram-se justificativas mercadológicas adequadas e respostas eficazes aos problemas de informação assimétrica característicos de cada uma das estratégias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectAnálise de riscopt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectTeoria da informação assimétricapt_BR
dc.titleCrédito massificado x microcrédito : a estratégia dos bancos para conquistar novos mercadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000558078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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