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dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorCarli, Andrea dept_BR
dc.date.accessioned2013-09-18T01:46:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78135pt_BR
dc.description.abstractA Sociedade da Informação, segundo alguns autores, caracteriza os inúmeros desafios que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) podem impor às estruturas sociais. Atualmente, muitos desses desafios adentram os espaços escolares exigindo “competências” no uso da internet e das diversas mídias educacionais, impondo aos professores buscas de novos subsídios para sua prática pedagógica. Essa velocidade de propagação das informações propiciadas pelas tecnologias, associadas à alta eficiência e eficácia declaradas por seus defensores, demonstram mudanças na sociedade. Esse e outros discursos colocam em evidencia que as potencialidades das inovações tecnológicas efetivariam novas dinâmicas que tornariam a aprendizagem uma responsabilidade partilhada, uma maneira efetiva de crescimento individual e em grupo, valorizando a troca de experiência e o conhecimento de cada sujeito, encorajando e respeitando as diferenças e construindo com as similaridades. A visão de educação tradicional têm tido os limites rompidos por novas modalidades de relações, tendo na internet uma possível perspectiva para o professor ampliar as formas de lecionar, modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com seus colegas, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem. Essa atual modificação da educação marca uma nova episteme segundo autores como Gilles Deleuze (1992), e que se caracteriza não pela busca por uma concentração de conhecimentos e informação, mas por uma Sociedade de Controle na qual os sujeitos estão imersos em outras/novas sujeições e de onde se podem tecer novas linhas de fuga. Esses novos saberes e poderes reclamam por formas específicas de pesquisa, filosofia e educação, as quais deram suporte ao presente trabalho, que procurou investigar os efeitos da introdução das TICs no Ensino de Ciências na Escola Básica, utilizando-se, para este fim, de pesquisa bibliográfica e pesquisa de grupo, traçando e organizando os dados com base nos referenciais que permeiam a pesquisa, analisando e averiguando a relação de professores em sua prática com as ferramentas e saberes construídos para essa sociedade informatizada.pt_BR
dc.description.abstractThe information society according to some authors, characterizes the numerous challenges that information and communication technologies (ICTs) can impose on social structures. Many of these challenges now step into the school spaces requiring "skills" in the use of the Internet and various educational media, so it is important that teachers seek forms of ownership as subsidies for their pedagogical practice. This speed of propagation of information afforded by the technologies, associated with the high efficiency and effectiveness declared by its advocates, demonstrate changes in society,. This and other speeches put in evidence the potential of these technological innovations in which new dynamics would make learning a shared responsibility, an effective way of individual and growth group, valuing the exchange of experience and knowledge of each subject, encouraging and respecting the differences and building with the similarities. The traditional view of education is breaking the limits for new ways of relationships, and is having on the Internet a possible perspective for the teacher to expand the forms of teaching, to modify the evaluation process and communication with students and colleagues, streamlining teaching and learning processes. This current characterization marks a new episteme, not the search for a concentration of knowledge and information, but for a society of control and where subjects are immersed in other / new subjections and where they can weave new lines of flight. These new knowledges and power claim for specific forms of research, education and philosophy that have supported this work, which sought to investigate the effects of the introduction of ICTs in Science Teaching in Primary School, using bibliographic and group research, plotting and organizing the data based on the references that permeate the research by analyzing and ascertaining the relationship of teachers in their practice with the tools and knowledge to built this computerized society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectInformation societyen
dc.subjectSociety of controlen
dc.titleEfeitos da introdução das TICs no ensino de ciências na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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