Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorVit, Antonio Rodrigo Delepiane dept_BR
dc.date.accessioned2013-08-29T01:46:57Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77416pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade, a incessante busca pela melhor forma de acesso a informações mistura-se com as dificuldades inerentes à falta de tempo, comum em nosso cotidiano. Tal realidade cria dificuldades para que comunidades isoladas, geográfica ou economicamente, possam dispor das atualidades tecnológicas. Surgindo como um meio de reduzir tais contrastes, a Internet apresenta-se como uma das maneiras de integrar a Educação a Distância e o trabalho cooperativo de forma ágil e sem demandar excessos de recursos, além de prover grandes facilidades para os mais variados tipos de atividades em grupo. Visando tirar proveito destes recursos, busca-se com este estudo integrar paradigmas de cooperação para o trabalho e o ensino com esta rede. Procura-se por estratégias de suporte à solução cooperativa de problemas, através do estudo inicial de conceitos básicos para o entendimento de termos e definições metodológicas de trabalho cooperativo à distância. A seguir, procura-se conciliar o uso destes paradigmas com a Educação a Distância e com Sistemas de Informação. Avalia-se também ferramentas existentes de groupware, com o objetivo de obter diferenças e comparações que possam justificar o desenvolvimento de um modelo híbrido, capaz de ser utilizado em um processo decisório. Como principal contribuição, este trabalho inclui o projeto e a implementação de um sistema capaz de automatizar a sumarização e a votação de idéias com foco ou temas comuns, através de uma intelfaceWWW (World Wide Web) de forma a facilitar a tomada de decisões em grupo.pt_BR
dc.description.abstractPresently a continuos rush towards the best form to access information coexists with difficulties due to the lack of time so common nowadays. Isolated, both geographically or economically, communities are handicapped in this race. Stepping up as a form of reducing these contrasts, Internet presents itself as an agile and non excessive resources demanding way of integration between Distance Learning and cooperative work. Besides that, Internet provides great facilities to the most diverse kinds of group activities. Seeking to take profit from these resources it is aimed with this study to integrate the paradigms of cooperation for work and education with the net. It is looked for strategies that can support the cooperative solving of problems, through the initial study of basic concepts for the understanding of terms and methodological definitions of cooperative work at distance. Next, it is tried to reconcile the use of these paradigms with Distance Learning and with Information Systems. The existing groupware tools are also evaluated with the objective of revealing differences and comparisons that can justify the development of a hybrid model, capable of being used in a decision-taking process. As main contribution, this work includes the project and the development of a system capable to automate the summarization and the voting of ideas with common focus or themes, through an WWW (World Wide Web) interface in order to facilitate the talçing of decisions in a group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCSCWen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPBLen
dc.subjectTrabalho cooperativopt_BR
dc.subjectCooperative worken
dc.subjectApplications for interneten
dc.titleESCOP : estratégia de suporte à solução cooperativa de problemaspt_BR
dc.title.alternativeESCOP : Strategy of Support to the Cooperative Solution of Problemsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000289900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples