Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação – DAFE para quê?
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo resulta da vivência enquanto graduanda em Pedagogia e membro do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação - DAFE - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2010 a 2013. Compreendo a Faculdade como um espaço ideologizado e burocrático que objetiva manter a lógica dominante na sociedade (ordem do capital). Nela predominam as relações aluno x professor na forma bancária. Procuro entender o sentido e o lugar do Diretório na Faculdade e na Universidade. Na caminhada ...
Este estudo resulta da vivência enquanto graduanda em Pedagogia e membro do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação - DAFE - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2010 a 2013. Compreendo a Faculdade como um espaço ideologizado e burocrático que objetiva manter a lógica dominante na sociedade (ordem do capital). Nela predominam as relações aluno x professor na forma bancária. Procuro entender o sentido e o lugar do Diretório na Faculdade e na Universidade. Na caminhada teórica autores suleadores como FREIRE e FLORESTAN FERNANDES foram tematizados. A fim de obter informações que viessem dar suporte às análises, foi construído um questionário eletrônico, encaminhado a estudantes, a professores, bem como, aos membros da atual gestão do Diretório. Na pesquisa destaco três aspectos: a aparente ‘alienação’ dos membros que compõem a atual gestão; as narrativas dos docentes que parecem desconsiderar o aluno como um sujeito adulto, ativo e criativo, a concepção dos discentes que não compreendem as razões, o papel, as funções, e ao sentido da existência de um Diretório Acadêmico como parte da formação discente. Concluo que docentes, discentes e membros tendem a não o ver como um espaço de formação política, percebendo-o como local burocratizado ou apenas de entretenimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1374)
Este item está licenciado na Creative Commons License