Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorLuna, Fabiana de Miranda Rochapt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77258pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com o uso de histórias em quadrinhos impressas e o uso do software HagáQuê, para a criação de histórias por alunos de uma turma de 2º ano de uma escola estadual da zona sul de Porto Alegre/RS. O objetivo é analisar a prática pedagógica envolvendo a produção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado a fim de refletir sobre a potencialidade do uso dos recursos de laboratórios de informática para qualificar e significar a alfabetização e letramento. As principais referências à luz das quais realizamos a análise, tratam dos conceitos de alfabetização e letramento, aprendizagem significativa, desenvolvimento da criança e tecnologia, pelos autores Soares, Ausubel, Vigotsky e Moran, respectivamente. Os recursos metodológicos para o levantamento de dados foram: a) observação em sala de relatos de histórias lidas em material impresso; b) observação de leituras na tela do computador; c) coleta de histórias em quadrinhos produzidas no software HagáQuê. Pela análise realizada, constatou-se que as crianças estão em diferentes níveis de desenvolvimento e que a construção de histórias em quadrinhos em ambiente informatizado pode propiciar uma ocasião de expressão das ideias próprias de cada aluno, o que dá significado às produções e proporcionam um sentimento de satisfação com o material de sua autoria.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento : análise do processo de construção de histórias em quadrinhos com crianças de 2º ano do ensino fundamental em ambiente informatizadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895839pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem