Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorKuntz, Fárida Monireh Rabuskept_BR
dc.date.accessioned2013-08-20T01:47:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77183pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo explorar o cenário da publicidade infantil, especificamente em televisão, sob o viés da recepção de um grupo de crianças, articulada às suas práticas de consumo. A investigação justifica-se na perspectiva de aprofundar o debate sobre consumo e infância, tendo como foco a recepção da publicidade infantil veiculada na televisão e os indícios de consumo de bens que podem ser encontrados nessa relação criança/ televisão/ publicidade. Primeiro, constrói-se um apanhado teórico que abrange os conceitos infância, consumo, marketing e publicidade (sempre salientando suas aplicações específicas à infância), de forma a proporcionar uma discussão prévia e maior proximidade com os temas. A partir disso, formula-se uma metodologia para viabilizar o objetivo geral do trabalho e permitir a interação teórica e empírica, levando à aplicação de uma pesquisa exploratória e qualitativa com seis crianças de oito a dez anos, pertencentes à classe AB (A1, A2, B1, B2), da cidade de Porto Alegre - RS. A análise dos dados obtidos mostra que a publicidade em televisão pode despertar a atenção e o desejo das crianças, porém é um fator pouco determinante no consumo de bens. As crianças, além de não gostarem de assistir aos intervalos comerciais, têm nos amigos e na internet influências mais fortes para seus hábitos de consumo.pt_BR
dc.description.abstractThe presented monograph aims to explore advertising for children, specifically in television broadcasting, from the point of view of the acceptance of a group of children regarding their consumption practices. This research is justified by the need to achieve an in-depth background on the relationship between consumption and childhood, focusing on the acceptance of children-aimed television advertising and the evidences on the consumption of goods that may be found in this relation child/TV/advertising. Firstly, the theoretical bases are built up comprising the concepts of childhood, consumption, marketing and advertising (focusing on their specific applications to children), in a way to provide a discussion and enable familiarization to the subject. After that, a methodology is formulated in order to make feasible the general objective of this work and allow the theoretical-empirical interaction, leading to the application of an exploratory and qualitative research with six children aging from eight to ten years that belong to the classes AB (A1, A2, B1, B2), from the city of Porto Alegre, RS. Further data analysis shows that the advertising in television may draw the attention and invoke the desire on children, however it is little influential on the consumption of goods. The children dislike to watch commercial breaks and have on their friends and on the internet stronger influences on their spending habits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectEstudos de recepçãopt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAs práticas de recepção televisiva e sua relação com as práticas de consumo : um estudo junto ao público infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples