Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto
dc.contributor.advisor | Slongo, Luiz Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Cid Umpierres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-03T01:43:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/73032 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi concebido com o intuito de identificar os atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto. Também foi objetivo deste trabalho, analisar a capacidade de investimento deste público envolvido. Para isto, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando o método de entrevistas em profundidade com o objetivo de levantar informações relevantes para a composição de um questionário quantitativo aplicado em caráter descritivo, tornando assim possível a verificação dos dados coletados na etapa qualitativa. Posteriormente, foram realizadas análises dos dados coletados que identificaram os atributos e motivações considerados bem como a capacidade de investimento do público alvo desta pesquisa. Pode-se afirmar que os atributos considerados e igualmente importantes para a compra de jogos eletrônicos são a possibilidade de jogar online com outros jogadores onde quer que estejam e a possibilidade de realizar updates através do site do fabricante do jogo. Ainda pode-se inferir que as motivações de compra são baseadas nas necessidades de lazer que os seres humanos possuem. Por proporcionarem diversão, os jogos eletrônicos encaixamse nesse perfil. A respeito da capacidade de investimento, verifica-se que o consumidor está disposto a gastar entre 21 e 99 reais na compra de um jogo eletrônico. Sendo uma das características do mercado de jogos eletrônicos o grande número de variáveis envolvidas na compra, se valida o trabalho pela necessidade de direcionamento dos esforços de investimento e foco específico de produção e dimensionamento correto das variáveis definitivamente consideradas para a compra de jogos. Com isso pretende-se auxiliar a um incremento de vendas e minimização de desperdicíos orçamentários nas empresas do ramo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Compra | pt_BR |
dc.subject | Motivação do consumidor | pt_BR |
dc.title | Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000891620 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3125)