As políticas públicas para a educação especial na EJA e a inclusão dos portadores de necessidades especiais
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Mara Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Patrícia Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-19T01:44:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72594 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das políticas públicas existentes para a Educação Especial, se as escolas regulares da Rede Municipal de Porto Alegre estão (ou não) preparadas para receber este contigente de alunos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. O interesse se deu a partir de uma saída de campo com um grupo de colegas do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade (FACED/UFRGS), onde conhecemos uma jovem que nos levou a pensar sobre essa questão tão discutida em todos os campos, seja cultural, político, econômico ou educacional – a Inclusão. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, foi realizada através de pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semi-estruturada, além da observação do local escolhido, e envolvendo análise documental e análise do material coletado, para comparação e sistematização das informações. A fundamentação teórica tem como base autores como Mantoan, Skliar, Emílio, Minayo, Freire, entre outros. Com os resultados foi possível verificar que, apesar da boa vontade dos professores e gestores das instituições de ensino, as escolas ainda não estão adequadas para receber este número cada vez maior de educandos com necessidades especiais em suas turmas de EJA. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Portador de deficiência | pt_BR |
dc.title | As políticas públicas para a educação especial na EJA e a inclusão dos portadores de necessidades especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000883985 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade | pt_BR |
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Humanities (1946)