Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorLosekann, Maristela Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2013-06-01T01:47:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72136pt_BR
dc.description.abstractA enfermagem, pela sua origem histórica, agrega uma diversidade de profissões e especializações que atuam no cuidado de pessoas. São enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dividindo o mesmo espaço de trabalho. As práticas e os procedimentos na área da saúde, principalmente aqueles voltados às profissões de enfermagem são norteados por inúmeras rotinas, normatizações e protocolos. A escolha do tema "saberes da experiência" decorreu do fato de termos tantos regulamentos nesta área e valorizarmos tão pouco os saberes da experiência no trabalho de enfermagem e sua contribuição para a qualidade do cuidado prestado. O principal objetivo deste estudo foi compreender a forma como os saberes da experiência entram em relação com os saberes/normas técnicas que regulam a enfermagem no exercício do cuidado humano e como são utilizados pelos auxiliares e técnicos em enfermagem na arte de cuidar o/a outro/a. É uma pesquisa qualitativa e teve como fonte de dados o trabalho 'in ato', sendo que para a análise dos dados utilizei a Análise de Conteúdo. Foi organizada em duas etapas, cujos dados compuseram o corpus da análise e tiveram como base teórico-metodológica a perspectiva ergológica. Na primeira etapa, foi realizada entrevista com o objetivo de fazer o trabalhador falar sobre o seu trabalho. Na segunda, foi realizada a observação do trabalho 'in ato', sendo os registros feitos em diário de campo. Os eventos empíricos principais, decorrentes do evento banho de leito, foram agrupados nas categorias de análise: normas antecedentes, renormalizações, usos de si por si e pelos outros e valores. A análise dos resultados foi feita buscando a temática e o que se repete entre as falas dos trabalhadores. Pude perceber que o processo de trabalho contribui para que aconteçam as renormalizações, sendo que a demanda excessiva de pacientes, o ritmo acelerado de trabalho e o espaço restrito para a realização das tarefas aparecem como sendo os principais determinantes. As renormalizações, segundo os trabalhadores, acontecem para que o trabalho possa realmente ser realizado e em benefício do paciente. Os usos de si por si e pelos outros são demonstrados pelos trabalhadores ao cumprirem as tarefas prescritas em condições não ideais de execução por consideram estas relevantes no cuidado dos pacientes sob sua responsabilidade. Os valores que se destacaram foram a otimização do tempo, qualidade e limpeza do material usado no cuidado e conforto do paciente. Há, por parte desses trabalhadores, um debate de valores centrado na manutenção da vida desses pacientes, as escolhas prioritárias, mas sem deixar de valorizar cuidados que envolvem as necessidades humanas básicas.pt
dc.description.abstractNursing, by its historical origin, adds up a variety of professions and specializations that work in caring for people. They are nurses, technicians and nursing assistants sharing the same workspace. The practices and procedures in healthcare, especially those geared to the professions of nursing, are guided by numerous routines, norms and protocols. The choice of the theme "experiential knowledge" resulted from the fact that we have so many regulations in this area and we appreciate so little the knowledge of experience in nursing work and its contribution to the quality of care provided. The main objective of this study was to understand how the knowledge of experience comes into relation with the knowledge / technical standards governing nursing in the exercise of human care and how it is used by technicians and nursing assistants in caring. It is a qualitative research and had the data source work 'in ato', and for data analysis, it used the Content Analysis. It was organized in two phases, which formed the corpus of data and analysis and were based theoretically and methodologically on the ergological perspective. In the first stage, an interview was conducted with the goal of making workers talk about their work. In the second, there was the observation 'in ato', the records being made in the field diary. The main empirical events arising from bed bath event, were grouped in categories of analysis: history standards, renormalizations, uses by oneself and others and values. The analysis was done searching the theme that repeats itself and between the lines of workers. I realized that the work process that contributes to the renormalizations happen, and the excessive demand of patients, the fast pace of work and the restricted space to perform the tasks appear to be the main determinants. The renormalizations, according to workers, who happen to work can actually be done and for the benefit of the patient. The uses by oneself and others are demonstrated by workers to fulfill the tasks prescribed in non-ideal conditions for implementing consider relevant in the care of patients under their responsibility. The values that stood out were the optimization of time, quality and cleanliness of the material used in the care and comfort of the patient. There is, for these workers, a discussion of values centered on the maintenance of life of these patients, the priority choices, but at the same time valuing care that involves basic human needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectKnowledge of experienceen
dc.subjectErgologiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectKnowledge of worken
dc.subjectHealth careen
dc.subjectErgologyen
dc.titleSaberes de técnicos e auxiliares de enfermagem : reinventando o trabalho e qualificando a arte de cuidarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000882252pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples