Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlomp, Paulo Franciscopt_BR
dc.contributor.authorRosso, Patrícia Cemin Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71875pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho almeja uma reflexão sobre o contexto da música como proposta metodológica capaz de promover situações significativas na construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo principal buscar argumentos e justificativas para a prática pedagógica que utilize a música como recurso no desenvolvimento das capacidades e habilidades de expressão, comunicação, reflexão bem como no desenvolvimento global do aluno, fortalecendo a concepção de que trabalhar com a música faz parte do universo escolar e, portanto, merece estudo e importância no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa recorre a fontes referenciais de consulta e investigações, fundamentando-se teoricamente em autores que propõem novas práticas para o ensino da música, entre eles, Vera Lúcia Bréscia, Teca Alencar Brito e Alicia Maria Loureiro. Para contribuir com o entendimento e desmistificar alguns conceitos sobre a função da música nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de caso, ou seja, uma pesquisa de natureza qualitativa. Apresentando-se em seus capítulos, uma breve retrospectiva da história da música, questões da música e sua relação com a educação e o uso da mesma como ferramenta na aprendizagem. Na totalidade do trabalho, busca-se a perspectiva de que educar é intencionalizar o crescimento intelectual e emocional fazendo uso de metodologias que facilitem a harmonia e a percepção através de propostas que desperte o interesse dos alunos. Assim no universo metodológico, a música, pode-se apresentar como um recurso promissor, capaz de contribuir pedagogicamente para ampliar e consolidar o conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleEscola, música e cotidiano : novas formas de pensarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples