Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar
dc.contributor.advisor | Slomp, Paulo Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosso, Patrícia Cemin Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71875 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho almeja uma reflexão sobre o contexto da música como proposta metodológica capaz de promover situações significativas na construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo principal buscar argumentos e justificativas para a prática pedagógica que utilize a música como recurso no desenvolvimento das capacidades e habilidades de expressão, comunicação, reflexão bem como no desenvolvimento global do aluno, fortalecendo a concepção de que trabalhar com a música faz parte do universo escolar e, portanto, merece estudo e importância no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa recorre a fontes referenciais de consulta e investigações, fundamentando-se teoricamente em autores que propõem novas práticas para o ensino da música, entre eles, Vera Lúcia Bréscia, Teca Alencar Brito e Alicia Maria Loureiro. Para contribuir com o entendimento e desmistificar alguns conceitos sobre a função da música nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de caso, ou seja, uma pesquisa de natureza qualitativa. Apresentando-se em seus capítulos, uma breve retrospectiva da história da música, questões da música e sua relação com a educação e o uso da mesma como ferramenta na aprendizagem. Na totalidade do trabalho, busca-se a perspectiva de que educar é intencionalizar o crescimento intelectual e emocional fazendo uso de metodologias que facilitem a harmonia e a percepção através de propostas que desperte o interesse dos alunos. Assim no universo metodológico, a música, pode-se apresentar como um recurso promissor, capaz de contribuir pedagogicamente para ampliar e consolidar o conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.title | Escola, música e cotidiano : novas formas de pensar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880286 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)