Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamara, Guilherme Dornelaspt_BR
dc.contributor.authorKlein, Karin Cristianept_BR
dc.date.accessioned2013-05-14T02:08:26Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71477pt_BR
dc.description.abstractAs políticas públicas de educação, estabelecidas tanto a nível Federal, Estadual como Municipal, afetam diretamente os resultados obtidos dentro do âmbito das escolas. Buscam promover ações de melhoria para a sociedade, como o Pacto pela Aprendizagem, política pública implantada no município de Novo Hamburgo, voltada ao ensino fundamental da rede municipal. Partindo dessa perspectiva, este estudo procurou analisar a implementação do Pacto pela Aprendizagem em uma Escola de Ensino Fundamental, buscando identificar os resultados percebidos na comunidade escolar e as transformações ocorridas em sua realidade, decorrentes da implementação do referido programa. Para tanto, estabeleceu-se como metodologia um estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado através de levantamento bibliográfico e entrevistas com equipe diretiva, professores, pais e alunos da escola pesquisada. Os resultados revelam que, embora tenha sido o primeiro ano de sua implementação e tenha questões que necessitem ser aprimoradas, o Pacto pela Aprendizagem trouxe benefícios para os alunos atendidos, tanto no nível emocional quanto no aspecto cognitivo. Por receberem maior atenção de todos os envolvidos com o processo educacional e atendimento de profissionais especializados, os alunos obtiveram uma melhora em sua aprendizagem, comprovada pelos relatos dos entrevistados. Houve um esforço conjunto (Secretaria de Educação, direção, professores, família e os próprios alunos), gerando um comprometimento maior, que refletiu nos resultados apresentados aqui, tais como a redução nos índices de reprovação da escola no ano de 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe public education policies, established both at Federal, State and Municipal levels, directly affect the results obtained in the schools. They seek to promote improvement actions to society, such as Pacto pela Aprendizagem, public policy implemented in the town of Novo Hamburgo, directed to the primary education of the city. From this perspective, this study has as an aim to analyze the implementation of the Program Pacto pela Aprendizagem in an Elementary School, trying to identify the perceived results in the school community and the changes occurring in their reality, following the implementation of this program. So as to do so, it was used as a method a qualitative descriptive study, carried out through a literature review and interviews with the management team, teachers, parents and students of the chosen school. The results show that, although it was the first year of its implementation and it has issues that need to be improved, the Pacto pela Aprendizagem has brought benefits to the students served at both the emotional and the cognitive aspect. By receiving more attention of everyone involved with the educational process and care professionals, the students have achieved an improvement in their learning, as evidenced by reports of respondents. There was a joint effort (Department of Education, management, teachers, family and the students themselves), creating a bigger commitment, which reflected the results presented here, such as the reduction in failure rates of the school in 2011.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectPacto pela aprendizagemen
dc.subjectLearningen
dc.titlePacto pela aprendizagem : análise da implementação de uma política municipal de educação em uma escola de ensino fundamental de Novo Hamburgo (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples