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dc.contributor.advisorBiancamano, Mary da Rochapt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Jose Eduardo de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-04T01:51:04Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71107pt_BR
dc.description.abstractCada vez mais as organizações públicas são pressionadas a buscar uma gestão pautada pela eficiência e pela eficácia. Isso ficou mais evidente a partir da criação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado em 1995. Dentre as ações que preconizava estavam as de desenvolvimento e capacitação de servidores para atuarem dentro dos parâmetros de eficiência propostos a serem implementados pelas diversas escolas de administração pública do Estado. Esse não é um fenômeno isolado, diversas empresas vêm optando pelo desenvolvimento de projetos de educação corporativa como forma de prover a organização das competências consideradas críticas às suas necessidades estratégicas. As formas como as organizações vêm se estruturando para colocar em prática seus projetos educacionais são variadas: universidades corporativas ou parcerias, fisicamente ou virtualmente, como unidade interna ou autônoma, entre outras. Assim, o objetivo desse trabalho é identificar quais os principais fatores críticos associados à implementação e/ou desenvolvimento de treinamentos virtuais para os servidores do IBGE. A fundamentação teórica deste projeto apóia-se em seis pontos principais: a reforma do Estado brasileiro, a capacitação de servidores, o desenvolvimento de competências, a educação corporativa, a educação a distância e fatores críticos de sucesso. Dado o caráter exploratório deste trabalho, foi adotada, como método, a pesquisa qualitativa. Ainda, relativamente ao estudo, foram utilizadas as análises documental, no caso dos relatórios e documentos administrativos disponibilizados, e de conteúdo, a partir das transcrições de entrevistas ou observações. Os resultados obtidos apontam para existência de seis fatores críticos de sucesso que devem ser gerenciados dentro da organização: o modelo pedagógico, o aluno-servidor, a gestão, a infra-estrutura tecnológica, os resultados e a cultura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titlePrincipais fatores críticos associados ao desenvolvimento de treinamentos virtuais para servidores do IBGEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública e Eficazpt_BR


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