Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Melissa Rubio dospt_BR
dc.date.accessioned2013-04-26T01:50:49Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70619pt_BR
dc.description.abstractInvestigar a poética narrativa do cineasta sul-coreano Kim Ki Duk a partir dos Pilmes Time (Shígan)-2006 e Dream (Bí-Mong)-2008. Este é tema da pesquisa do presente trabalho de conclusão de curso. O ponto de partida do estudo é a análise da narrativa visual, ou seja, dos elementos imagéticos que compõem a tessitura das cenas Pílmicas. No segundo momento, a teoria psicanalítica de Jacques Lacan é utilizada para desvelar os abismos existenciais que representam os personagens protagonistas, sendo utilizados no estudo os conceitos de objeto a e de desejo. Portanto, a narrativa Pílmica do cineasta Kim Ki Duk é permeada e mediada por elementos de uma poética dos limites, uma poética dos movimentos que explora Piguras e jogos tais como o labirinto, o redemoinho, os contrastes nas/pelas imagens e também o jogo da linguagem, entre excesso e ausência. Este estudo sobre a poética visual dos Pilmes explora, em diversas materialidades e meios, as escolhas e combinações linguísticas e imagéticas que resultaram na construção dos abismos existenciais dos personagens em duas narrativas de Kim Ki Duk.pt_BR
dc.description.abstractlnvestigate the poetic narrative Pilmmaker's South Korean Kim Ki Duk in movies Time (Shigan)-2006 and Oream (Bi-Mong)-2008. This monograph begins by an analysis oP visual narrative and his elements imagistic that composed movies. APter, analysis use the psychoanalytic theory oP Jacques Lacan to unveil the abysses existential that represent the characters protagonists, being used in the study the concepts oP object a and desire. TherePore, the movie's narrative created by Pilmmaker Kim Ki Duk is permeated and mediated by elements oP a poetic the limits, a poetic movements that explores Pigures and gomes such as the labyrinth, the whirlwind, the contrasts in/by the images and also the game oP language, between excess and absence. This study on the poetic visual oP Pilms explores, in various materialities and means, choices and language combinations and imaging that resulted in the construction oP existential depths oP the characters in two narratives oP Kim Ki Duk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectSouth Korean cinemaen
dc.subjectCinema Sul-Coreanopt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectKim, Ki Dukpt_BR
dc.subjectLacan, Jacques, 1901-1981pt_BR
dc.titleTrânsitos imagéticos : a narrativa dos filmes Time (Shigan) e dream (Bi-Mong) de Kim Ki Dukpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877854pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples