Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorTessele Neto, Leo Josépt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:44:04Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70318pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de caráter quantitativa e descritiva tem por objetivo verificar a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos em aulas de Educação Física no ensino médio e se existem diferenças motivacionais entre os gêneros masculino e feminino. A amostra foi composta por 172 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de três escolas do município de Porto Alegre. O instrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por Kobal (1996); trata-se de um questionário referentes à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes à motivação intrínseca e 16 à motivação extrínseca. Cada afirmação é respondida através de uma escala LIKERT de 5 alternativas, 1 – Concordo muito; 2 – Concordo; 3 – Estou em dúvida; 4 – Discordo; 5 – Discordo Muito. Na análise de dados foram verificadas as médias e percentuais (análise quantitativa) através do Teste-t para amostras independentes; a discussão foi qualitativa, em virtude das características do instrumento utilizado. Os resultados apontaram que ambos os gêneros demonstraram motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física, entretanto os alunos do gênero masculino se encontravam mais motivados intrínseca e extrinsecamente, comparando com o gênero feminino.pt_BR
dc.description.abstractThis research study quantitative and descriptive aims to verify the intrinsic and extrinsic motivation of students in physical education classes in high school and motivational differences between males and females. The sample was composed of 172 students of both sexes, aged 14 to 17 years, three schools in the city of Porto Alegre. The data collection instrument used was developed by Kobal (1996), it is a questionnaire relating to the identification of intrinsic and extrinsic motives in physical education classes, consisting of three questions with 32 statements in total, of which 16 related to motivation intrinsic and extrinsic motivation to 16. Each statement is answered using a scale of 5 LIKERT alternatives, 1 - Strongly agree 2 - agree 3 - I'm not sure, 4 - Disagree, 5 - Very Strongly Disagree. The analysis of data was verified and the mean percentage (quantitative analysis) by t-test for independent samples, the discussion was qualitative, due to the characteristics of the instrument used. The results showed that both genders demonstrated intrinsic and extrinsic motivation in physical education classes, though the male students were more motivated intrinsically and extrinsically, compared with females.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectGenderen
dc.titleA participação nas aulas de educação física no ensino médio : motivações intrínsecas e extrínsecaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875713pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples