Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcos José dapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-09T01:55:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70064pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste estudo é analisar a situação atual da área de compras de uma Universidade Federal, com a finalidade de mapear a mesma e propor melhorias, utilizando como benchmarking a experiência de outros órgãos públicos. A abordagem utilizada para este estudo é a qualitativa, com a utilização de técnicas de coleta de dados através de entrevista, observação e análise documental. Neste estudo, foram constatados problemas de gestão na Universidade estudada, como atraso em alguns processos, falhas na comunicação e ausência de sistemas informatizados de apoio — problemas comuns e recorrentes em alguns órgãos públicos. A solução sugerida foi a criação de uma Central de Compras, Sistemas Informatizados de Apoio e Melhorias de Gestão e Planejamento. Com este trabalho, é possível concluir que melhoria em gestão de compras não é só de vital importância para a organização analisada, como para toda a área pública, tão carente de recursos.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the current situation of the purchasing area of a Federal University, with the purpose of mapping it and proposing improvements using as model, other public company‘s experience. It was used the qualitative approach with using techniques of data collection through interviews, observation and document analysis. In this study were found management problems such in the University as delays in some processes, fault in communication and lack of computerized systems of support. Common and recur problems in some public bodies. The suggested solution was the creation of a Purchasing Central, Information Systems as support and Improvement Management and Planning. It is concluded that improvement in purchasing management is not only of vitally important to the organization analyzed as for the entire public area so lacking in resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnalysisen
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectPublic purchasingen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectManagement improvementsen
dc.titleAnálise e proposição de melhorias para a área de compras da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876140pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationAdministração Pública Contemporâneapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples