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dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.date.accessioned2013-04-03T01:42:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69930pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar como a dimensão da Comunicação com a Sociedade está sendo avaliada pelas universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, com vistas à proposição de um modelo teórico de avaliação dessa dimensão no contexto estratégico do gerenciamento da relação universidade-agentes com influência. Nessa perspectiva, a universidade é tratada como uma organização social, fortemente influenciada pelos pressupostos da burocracia e do poder, cujos agentes com influência são aqueles que afetam e que são afetados por esta estrutura. Por sua vez, a comunicação é o meio pelo qual a universidade efetiva sua missão. Quanto à metodologia, fez-se o uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Fez parte da pesquisa um conjunto de quatro universidades comunitárias filiadas ao Comung. Constatou-se que a avaliação que as universidades comunitárias fazem da sua comunicação com a sociedade, baseada no modelo do SINAES, ainda não tem favorecido, diretamente, a melhora da relação com os seus agentes com influência. Frente a isso, propõe-se um modelo teórico de avaliação dessa dimensão que compreenda a comunicação como relacionamento, partindo da legitimação de políticas internas de comunicação e da verificação de um conjunto de indicadores relativos aos meios/canais de comunicação, tipos de relacionamento e investimentos financeiros em comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing how the dimension of Communication with the Society is being evaluated by communitarian universities of Rio Grande do Sul, in order to propose a theoretical model of evaluation of this dimension in the strategic context of the relationship university - agent with influence management. In this perspective, the university is treated as a social organization, strongly influenced by assumptions of bureaucracy and power, whose agents with influence are those that affect and are affected by this structure. In its turn, communication is the means through which the university carries out its mission. As for the methodology, bibliographical research, desk research and field research were used. A group of four communitarian universities, which are affiliated to COMUNG, took part of the research. It was found that the evaluation communitarian universities have upon their communication with the society, based on SINAES model, has not yet favored, directly, the improvement of their relationship with the agents with influence. Regarding that, a theoretical model of evaluation for this dimension, which comprehends communication as relationship, starting from legitimizing internal communication policies and verifying a group of indicators related to the means/channels of communication, kinds of relationship and financial investments in communication is proposed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstitutional evaluationen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectAgents with influenceen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectCommunitarian universityen
dc.subjectUniversidade comunitáriapt_BR
dc.titleAvaliação da comunicação universidade-sociedade : gestão de relacionamentos face aos agentes com influênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000875301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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