Show simple item record

dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Diovanapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-19T01:41:46Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67782pt_BR
dc.description.abstractA Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.pt_BR
dc.description.abstractThe Federal University of RS, under the coordination of the Department of Long-Distance Education; through the nucleus of Long-Distance-ECHOS, and the Librarianship and Communication Faculty, has made possible the elaboration of eight learning objects geared towards Bibliographic Searching in Science and Technology, initially available in the Course of Specialized Information of the Librarianship programme. Within this context, the present paper seeks assessing the potential and limitations as well as investigating the expectation and satisfaction levels, usability, and students’ learning in relation to the learning objects. The data collecting instrument was a questionnaire containing one preliminary question, twenty closed-questions and one open-ended question, applied to the students enrolled in the subject and present in the class destined for the explanation of the objects. It contemplated the following topics: visual presentation, utilization, content and learning. The data analysis indicate that the learning objects assessed are structured in a clear and objective way, with qualified contents and represent a quite significant practice in the students learning process. This work presents subsidies to maintain and, if desired, to complement the objects to maximize their quality, and verifies great potential to reutilization in other contexts, mainly in the ones concerning the Bibliographic Searching in the Biomedical Area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObjects of learningen
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objects evaluationen
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectBibliographical research in the biomedical areaen
dc.titleAvaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.identifier.nrb000718016pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record