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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorDapper, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-12T01:40:13Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67469pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, percebe-se um repensar da sociedade sobre o modo como os recursos são utilizados, em termos de resultados ecológicos, sociais, políticos, econômicos e éticos. Esta situação aponta para o desenvolvimento sustentável e sua relação com o mercado e os modelos de negócio praticados. Neste contexto, surge o interesse em entender o papel do varejo, buscando identificar a percepção dos consumidores residentes em Porto Alegre e região metropolitana, quanto a um programa de descarte de resíduos recicláveis, utilizando a infraestrutura das redes supermercadistas. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo com levantamento de dados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado e posteriormente foi realizada pesquisa com questionário de perguntas fechadas com 253 indivíduos. A pesquisa também se preocupou em estimar quais seriam as expectativas dos consumidores em relação aos possíveis desdobramentos socioeconômicos gerados se tal iniciativa fosse aplicada. Os resultados do estudo indicam que há demanda para o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis, mas esta demanda ainda não vislumbra meio para se desenvolver. Os entrevistados sugerem que a separação dos resíduos domésticos é vista tanto como uma ação social quanto uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Além disto, os resultados sugerem que os respondentes não pensam ser conveniente propor que os consumidores levem os resíduos recicláveis até os supermercados para descartá-los, pois existe coleta seletiva em Porto Alegre. Contudo, se tal proposta proporcionar ganho financeiro aos consumidores, os entrevistados entendem que no curto prazo uma iniciativa destas pode ter adeptos. No longo prazo, é possível que se mantivessem fiéis à proposta somente os consumidores que acreditassem que a ação é economicamente vantajosa. Por fim, os entrevistados entendem que a sociedade seria favorecida se os supermercados incentivassem o descarte consciente dos resíduos, destacando-se a provável diminuição do lixo jogado pelas ruas, menor incidência de enchentes na cidade, melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior conscientização das pessoas no processo de pós-consumo.pt_BR
dc.description.abstractNowadays it is possible to realize that society has thought more about the way we have been consuming the natural resources than before. This reflection includes not only environment issues, but also social, political, and economical subjects. That context evocates problems related to sustainable development, and its relation to the market and the way organizations have been managed. As a result, it is interesting to understand the role of retailers in the sustainable consumption market. Therefore, this study tried to identify the consumers’ perception about a program of disposal of recyclable waste using supermarket stores in Porto Alegre and metropolitan area. The study also aimed to comprehend the possible expectations that consumers would suppose to find about the social and economical benefits generated with the program. In the study two kinds of search were made. In the first search some voluntaries were interviewed and their responses were transcribed to elaborate a lexical analysis. In the second search 253 people were interviewed to created a quantitative analysis non-statistical about consumers habits in Porto Alegre and metropolitan area. The results of the study suggests that there is some demand to the development of sustainable business, but that demand does not have infrastructure to grow. The interviewed voluntaries indicate that the recycled waste disposal is made as a social action, and as way to contribute with the environment preservation. Besides that, the results suggest that the interviewed voluntaries of the study do not think to be convenient to discard the recycle waste in the supermarket stores, because there is already a government program that collect the waste. However, if the program gives financial benefits to the customers, the interviewed voluntaries think that in the short term that problem would be well accept, and in the long term they think it is possible that only some customers that believe the program is economically advantageous would remain. Finally, the interviewed voluntaries think that society would get benefits if the supermarket stores promote the conscious waste disposal. They suggest that would have less trash in the streets, better use of the natural resources and more responsiveness from people about the disposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCustomer behavioren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustainable consumptionen
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectDescarte de resíduospt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectRecycleen
dc.subjectSupermarket storesen
dc.titlePesquisa de mercado : percepção dos consumidores quanto a um programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000867857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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