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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorLima, Diego Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66873pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho ilustra a defesa por uma Educação Matemática crítica. Para tanto, realizamos um exame teórico sobre o assunto, assim como uma análise de um conjunto de atividades, em um projeto proposto para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública. Desenvolvemos um estudo a respeito da utilização do Ensino de Matemática enquanto um dos meios a contribuir ao processo de conscientização e à construção da cidadania dos sujeitos. Considerando a relevância atribuída a tal disciplina ao longo dos séculos, justifica-se que a Matemática não possa se desenvolver alheia à Escola nem ao restante da sociedade. Buscando na teoria Freireana e nas teorias da Educação Matemática crítica, elaboramos a nossa justificação por uma Educação questionadora, na qual a Matemática atuaria como um importante caminho à conscientização dos indivíduos. Paralelamente, analisamos um conjunto de atividades realizadas com alunos do Ensino Médio. Fazendo uso de um material que consta de planos de aula, listas de exercícios, relatórios e fotos, procuramos observar se atingimos os objetivos propostos. Por fim, apontamos aspectos sobre como o Ensino de Matemática Escolar, segundo uma perspectiva crítica, pode concorrer para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel social.pt_BR
dc.description.abstractThe present work illustrates the defense for a critical Mathematics Education. Thus, we performed a theoretical exam on the subject, as well as an analysis of a set of activities, in a proposed project for High School students of a Public School. We developed a study about the use of the Teaching of Mathematics as a means to contribute to the process of conscientization and to the citizenship construction of subjects. Considering the importance attributed to such discipline over the centuries, it is justified that Mathematics can not develop unconnected to School nor with the rest of society. Seeking in Freirean theory and in the theories of critical Mathematics Education, we prepared our justification for an inquisitive Education, in which the Mathematics would act as an important way for the conscientization of individuals. In parallel, we analyzed a set of activities conducted with High School students. Making use of a material that consists of lesson plans, lists of exercises, reports and photos, we tried to observe if we reached the proposed goals. Finally, we point out aspects about how the Teaching of School Mathematics, according to a critical perspective, can contribute to the formation of critical and aware citizens of their social role.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritical mathematics educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectConscientizationen
dc.subjectDialogical methoden
dc.subjectEnsino de matematicapt_BR
dc.subjectModel of investigative Cooperationen
dc.subjectEducacao matematica : Novas tendencias : Ensinopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleO ensino de matemática escolar sob uma perspectiva críticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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