Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Denise Tolfopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Scheffer Schell dapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Rosa Helena Kreutzpt_BR
dc.contributor.authorCatalan, Vanessa Menezespt_BR
dc.date.accessioned2013-01-30T01:38:31Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0104-1169pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/65580pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo constituye la descripción de un proyecto del desarrollo de objetos educacionales digitales en enfermería, y la evaluación de su utilización por alumnos de la carrera universitaria de enfermería. Las estrategias para su desarrollo se constituyeron por las etapas de modelaje conceptual, de desarrollo de los materiales instruccionales, su implementación en ambiente virtual de aprendizaje y la evaluación. El estudio se encuentra en curso, y los resultados preliminares demuestran que los profesores y los estudiantes evaluaron el diseño y el contenido de los objetos educacionales digitales en enfermería satisfactoriamente, pero demuestran dificultades al usarlas. Los resultados apuntan para el impacto con relación a la innovación, por la consolidación del uso de tecnologías educacionales integradas a la enseñanza de enfermería, así como un programa de ayuda para los profesores.es
dc.description.abstractThis paper describes a development project of digital learning objects in nursing, and the evaluation of their use by teachers and undergraduate nursing students. The strategies for their development were composed of the following stages: conceptual modeling, development of instructional materials, implementation in a virtual learning environment, and evaluation. This is an ongoing study and preliminary results demonstrate that teachers and students evaluated the design and the content of the nursing digital learning objects satisfactorily, but demonstrate difficulties in using them. The results point to the impact of innovation through the consolidation of the use of educational technologies integrated to the teaching of nursing, as well as a support program for teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto, SP. Vol. 15, n. 4 (jul./ago. 2007), p. 699-701pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnología educacionales
dc.subjectInstrucción por computadores
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectComputer-assisted instructionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectNursingen
dc.titleDesenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagempt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and use of digital educative objects in nursing teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000602287pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples