Browsing Communication and Information by Title
Now showing items 573-592 of 592
-
Uso e apropriação da Lei de acesso à informação (LAI) por repórteres brasileiros : a experiência de jornalistas da folha de S.Paulo e o Estado de S. Paulo em 2017 e 2018
(2020) [Dissertation]Esta dissertação investiga como se dá o uso e a apropriação da Lei de Acesso à Informação por profissionais de dois jornais de referência no país, após a consolidação da LAI no Brasil. A intenção foi verificar se, passado ... -
Os valores-notícia no jornalismo impresso : análise das 'características substantivas' das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo
(2006) [Dissertation]Ao selecionar os fatos que se tornarão notícia, o jornalismo exerce um papel crucial na sociedade, determinando o que o público deve ou não saber. Assim, nesta dissertação, investiga-se o que é notícia para os jornais de ... -
Venezuelanas no Brasil: interfaces da comunicação em experiências migratórias
(2022) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da comunicação nas experiências migratórias de mulheres venezuelanas no Brasil. Os objetivos específicos são: (I) mapear o processo de chegada de migrantes e ... -
Vídeo digital : análise de sua aplicação como objeto de aprendizagem
(2012) [Dissertation]O vídeo digital vem se inserindo gradativamente no contexto da educação presencial e a distância. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva analisar, dentre as propostas contempladas nos 15 editais propostos pela SEAD/UFRGS, ... -
Vídeo digital : imagem, tecnologia e informação
(2010) [Dissertation]Aborda conceitos a respeito de tecnologias da imagem. Delimita o estudo do vídeo enquanto imagem, tecnologia e informação. Justifica-se como um estudo a respeito das tecnologias da imagem, no contexto da Comunicação e ... -
A visão dos publicitários sobre a circulação de estereótipos : entre interesses econômicos e demandas sociais
(2018) [Dissertation]Esta dissertação aborda as práticas de produção da publicidade articuladas ao mundo social. O objetivo geral de pesquisa é compreender os tensionamentos da articulação da publicidade com a sociedade contemporânea no que ... -
Visibilidade das revistas científicas da UFRGS
(2011) [Dissertation]O presente estudo aborda a visibilidade das revistas pertencentes ao Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPCU/UFRGS). Questiona se os periódicos do PPCU possuem características ... -
Visibilidade, deliberação e afetos : comunicação e política nas ocupações da UFRGS em 2016
(2018) [Thesis]Esta pesquisa tem como tema a comunicação praticada nas ocupações da UFRGS, ocorridas nos últimos meses de 2016. O problema de pesquisa busca entender como é construída a narrativa dos estudantes sobre a própria ação e ... -
Visibilidade política e produção de imagem pública: a comunicação do projeto pacto pelo Rio Grande 2006
(2009) [Dissertation]Esta pesquisa analisa o projeto Pacto Pelo Rio Grande, fórum de discussões criado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2006, com o propósito de buscar soluções consensuais para a crise financeira ... -
A visualização de informação no jornalismo nativo digital : uma análise do Nexo e do FiveThirtyEight
(2018) [Dissertation]A pesquisa identifica e analisa como se configura o uso da visualização de informação por veícu-los nativos digitais tendo em vista elementos que caracterizam o ciberjornalismo e o cenário da convergência, com base no ... -
A visualização guiada por dados na TV : o infográfico como efeito de realidade e elemento de articulação da narrativa telejornalística
(2018) [Dissertation]Esta dissertação identifica as estratégias e recursos narrativos mobilizados nos infográficos criados a partir de bases de dados para retratar a realidade na TV. O trabalho parte do conceito de construção social da realidade ... -
Vivendo em um corpo real e desejando formas ideais : a publicidade e o corpo não hegemônico no contexto neoliberal e a relação com as subjetivações conservadoras
(2020) [Thesis]Esta investigação reflete sobre o corpo não hegemônico — corpos não magros, envelhecidos, não brancos, como também com uma sexualidade que não se enquadra no padrão heteronormativo e corpos com deficiências físicas ou ... -
Vivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional
(2013) [Thesis]Esta pesquisa busca compreender como o consumo midiático de padrões de beleza feminina, mais especificamente das modelos profissionais, pode estar implicado no desejo juvenil de seguir essa carreira. Filiando-se à abordagem ... -
“Você ainda está assistindo?” : o consumo audiovisual sob demanda em plataformas digitais e a articulação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos usuários
(2018) [Thesis]Esta tese tem como objetivo compreender as práticas relacionadas ao consumo de produtos audiovisuais sob demanda em plataformas digitais através da investigação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos seus usuários. ... -
"Você precisa usar salto alto para ser levada a sério na agência" : habitus e mecanismos de resistência entre as mulheres da área criativa na produção publicitária
(2021) [Dissertation]Essa pesquisa tem como tema as rotinas e práticas da produção publicitária que contribuem para o afastamento de profissionais mulheres do departamento de criação em agências. Para observar estes movimentos, o objetivo é ... -
Você viu que não dá pra escolher? Bandersnatch e as práticas compartilhadas de consumo no Facebook
(2020) [Dissertation]Esta pesquisa aborda o audiovisual contemporâneo através do consumo midiático. O objetivo é compreender a interação do publico com a narrativa audiovisual interativa Bandersnatch através das suas postagens e comentários ... -
As vozes da AIDS na imprensa : um estudo das fontes de informação dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo
(2006) [Dissertation]O jornalismo, entendido como construtor de sentidos sobre a realidade, é um discurso que deve representar a diversidade de pensamento da sociedade contemporânea. Nesta pesquisa, buscamos responder se os jornais O Globo e ... -
Webjornalismo, velocidade e precisão : o caso do site "UOL Eleições 2002"
(2003) [Dissertation]A prática do jornalismo é afetada, desde o início, pelo aumento da velocidade de produção e veiculação das informações. O fenômeno se aprofunda com a introdução da Internet em escala comercial e a implantação dos webjornais ... -
“O YouTube não liga pra gente” : agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube.
(2020) [Thesis]A presente pesquisa teve como objetivo discutir os modos comos os agenciamentos sociotécnicos afetam a percepção dos criadores de conteúdo sobre suas práticas de criação e produção para o YouTube. A investigação foi orientada ... -
Youtubers mirins : crianças, práticas de consumo midiático e produção audiovisual no contexto digital
(2018) [Dissertation]Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação entre o consumo midiático e as práticas de produção de canais de youtubers mirins de Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” e ...