Browsing Communication and Information by Title
Now showing items 227-246 of 592
-
Fakes e celebridades no twitter : contratos de comunicação nos perfis @nairbello, @hebecamargo e @MussumAlive
(2014) [Dissertation]Este é um estudo acerca do contrato de comunicação estabelecido em trocas sociais que envolvem os perfis fakes de celebridades no Twitter. Para tanto se discute as especificidades situacionais (finalidade, identidade, ... -
“Fala moleques e bonecas”: masculinidades do youtuber Rezende
(2022) [Dissertation]Esta dissertação analisa as masculinidades nos vídeos e imagens de um dos maiores youtubers do Brasil, e um dos mais populares entre crianças e adolescentes, Rezende. O objetivo deste trabalho é estudar a construção das ... -
Fanworks de fanworks: a rede de produção dos fãs
(2018) [Thesis]Este trabalho desenvolve um estudo do sistema de produção estabelecido por fãs da trilogia de filmes O Hobbit. Nós partimos da questão “como se organiza o fandom de O Hobbit a partir da produção de fanworks sobre fanworks?” ... -
Fãs e conversação em rede: o Twitter como segunda tela no BBB20
(2020) [Dissertation]O presente estudo tem como tema as conversações dos fãs do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, que utilizam o Twitter como segunda tela. Com base em um referencial teórico ligado à cultura e às práticas dos fãs, ... -
O fenômeno das dancinhas em challenges de música no TikTok : uma análise de conteúdo sobre a prática de produsage na plataforma
(2024) [Dissertation]Esta dissertação teve como objetivo analisar práticas de produsage nos vídeos de challenges de dança no TikTok a partir de músicas presentes no ranking de charts da Billboard Brasil. O interesse do presente trabalho surge ... -
Fenomenologia do videochat : imaginação audiovisual e relacionamento intersubjetivo
(2016) [Thesis]Nesta pesquisa, investigamos o processo de produção de imagens audiovisuais nos ambientes de videochat. Ou, nos termos conceituais propostos pela tese, pesquisamos a imaginação acionada no fenômeno do “videorrelacionamento”. ... -
As finalidades do jornalismo : o que dizem veículos, jornalistas e leitores
(2016) [Thesis]Esta tese mostra como os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico (veículos, jornalistas e leitores) percebem as finalidades do jornalismo. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. ... -
Folkcomunicação e imaginário: narrativas e imagens do fenômeno Corpo Santo na comunidade Terra Preta, em Coari, AM
(2023) [Thesis]Esta pesquisa estuda um fenômeno sociorreligioso amazônico denominado por seus seguidores como Corpo Santo. Trata-se de uma prática de religiosidade popular observada na comunidade ribeirinha de Terra Preta, localizada no ... -
O fomento à pesquisa na produção de artigos e patentes pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertation]O desenvolvimento cultural e intelectual brasileiro se desenvolveu tardiamente se comparado com outros países da América Latina. A criação das universidades e seu estabelecimento como instituições de pesquisa, foi necessária ... -
Fontes e pluralidade na revista Veja: criminalidade, violência e segurança pública
(2009) [Dissertation]A presente pesquisa apresenta uma análise da cobertura de criminalidade, violência e segurança pública no Brasil, realizada pela revista Veja, de circulação nacional, entre os dias 14 de fevereiro de 2007 e 6 de fevereiro ... -
A formação do gosto musical na crítica jornalística de Herbert Caro no Correio do Povo (1968-1980) : da torre de marfim ao rés do chão
(2011) [Dissertation]Esta dissertação pretende analisar como o crítico Herbert Caro (1906-1991) instiga o gosto pela música de concerto, considerando que o jornalismo tem a função mediadora de aproximar do leitor os campos especializados e que ... -
A formação dos conceitos e o discurso interior em Eisenstein e Vygotsky : montagem teórica
(2001) [Dissertation]Partindo da definição de discurso interior e da análise do processo de formação de conceitos abstratos desenvolvidos pelo psicólogo Lev Vygotsky, faz-se uma aproximação com a teorização do cineasta Sergei Eisenstein sobre ... -
Fórum Social Mundial : um espetáculo da sociedade e outro da mídia
(2004) [Dissertation]Esta dissertação aborda o Fórum Social Mundial (FSM) como um fenômeno de comunicação que produz para a sociedade duas representações de um mesmo acontecimento: uma da própria sociedade civil organizada, outra da mídia de ... -
Fragmentos de um discurso biográfico : poéticas, políticas e devorações do biografema na comunicação contemporânea
(2018) [Dissertation]A partir da difusão e fragmentação das escritas de vida pela Comunicação no contemporâneo, esta dissertação busca discutir tal fenômeno à luz do conceito de biografema, conforme elaborado por Roland Barthes. Propomos que ... -
Fronteiras híbridas nas geografias imaginárias do cinema gaúcho : o exemplo de " cerro do jarau " (2005), de beto souza
(2010) [Dissertation]A produção cinematográfica brasileira contemporânea de longa-metragem (de 1993 aos dias atuais), e, por extensão, a sul-rio-grandense, vislumbra um exemplo de como um universo simbólico idiossincrático – o gaúcho – pode ... -
A função enunciativa do ombudsman da Folha de S. Paulo
(2013) [Thesis]Esta tese trata da função enunciativa do ombudsman da Folha de S. Paulo a partir de seu discurso, levando em conta que o lugar ocupado por esse profissional é constituído por três posições discursivas colocadas em tensão: ... -
O Futebol no rádio de Porto Alegre : um resgate histórico (dos anos 30 à atualidade)
(2002) [Dissertation]O futebol no rádio de Porto Alegre: um resgate histórico (dos anos 30 à atualidade) é um trabalho de reconstrução da trajetória do futebol no rádio de Porto Alegre. Descreve e organiza esta história a partir de quatro ... -
Genealogias dissidentes : os estudos de gênero nas teses e dissertações em Comunicação do Brasil (1972-2015)
(2019) [Thesis]Essa pesquisa tem como objetivo investigar a incorporação, as apropriações e o tensionamento dos estudos de gênero nas investigações de mestrado e doutorado em comunicação do Brasil defendidas no período de 1972 a 2015. ... -
Gente inocente!? e atransformação da criança em atração midiática : um programa de TV como mediação da crise da infância
(2002) [Dissertation]O presente trabalho consiste em uma interpretação do sentido histórico do programa Gente Inocente!?, da Rede Globo, enquanto produto cultural e mercadológico, e possível mediador da crise da infância atual. Entendemos que ... -
A gestão de identidade dos sujeitos nos sites de redes sociais Facebook e LinkedIn
(2015) [Dissertation]Esta dissertação tem por objetivo compreender a gestão de identidade de sujeitos em dois sites de redes sociais, Facebook e LinkedIn, simultaneamente. Em um contexto no qual as interações pessoais e profissionais ocorrem ...