• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Sociologia por Assunto 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Sociologia
  • Navegação Sociologia por Assunto
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Sociologia
  • Navegação Sociologia por Assunto
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Sociologia por Assunto "Ações afirmativas"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-9 de 9

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Afiliação social do estudante cotista da UFRGS : uma análise da permanência a partir das dinâmicas relacionais 

      Assis, Roney Marques Pereira de (2019) [Dissertação]
      O presente trabalho teve como objetivo analisar como as relações sociais estabelecidas entre os estudantes cotistas da UFRGS influenciaram seu processo de afiliação ao ensino superior. Segundo Alain Coulon, a afiliação é ...
    • Da posição social à inserção na universidade : a percepção do estudante cotista plural sobre o ambiente universitário 

      Silva, Thalles Ricardo de Melo (2019) [Dissertação]
      Esta dissertação se inscreve nas discussões sobre as ações afirmativas nas Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo do estudo foi verificar de que modo os estudantes cotistas percebem o ambiente universitário. A ...
    • Thumbnail

      Educação superior e inclusão social : um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil : dos debates à prática 

      Anhaia, Bruna Cruz de (2013) [Dissertação]
      Essa dissertação analisa duas ações afirmativas (AAs) vigentes no ensino superior brasileiro, as cotas e o Programa Universidade para Todos (ProUni), em três diferentes etapas sugeridas pela abordagem de ciclos das políticas ...
    • Thumbnail

      A igualdade é branda : estratégias de luta por classificação em pré-vestibulares populares no contexto da ação afirmativa na UFRGS 

      Victoria Junior, Clóvis (2017) [Dissertação]
      Este estudo propõe-se a prospectar e mapear estratégias empregadas por estudantes de dois pré-vestibulares populares de Porto Alegre e Viamão como respostas às dificuldades de ingresso no ensino superior. As hipóteses ...
    • Indígenas no ensino superior : uma análise sobre a formação dos estudantes Kaingang da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

      Ames, Valesca Daiana Both (2019) [Tese]
      Desde 2008, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) destina anualmente dez vagas para estudantes provenientes de comunidades indígenas em seus cursos de graduação, como parte de uma política de ações afirmativas. ...
    • A "lei de cotas" no ensino superior brasileiro : reflexões sobre a política pública e as Universidades Federais 

      Anhaia, Bruna Cruz de (2019) [Tese]
      Esta tese tem por objetivo analisar a lei federal nº 12.711 de 2012 (“Lei de Cotas”), a qual instituiu a política de reserva de vagas (cotas) no ensino superior federal brasileiro. Considerou-se que a Lei de Cotas reflete ...
    • Thumbnail

      Mecanismos de promoção da igualdade racial em nível local : uma análise do processo de implementação das políticas de promoção da igualdade racial em Porto Alegre (2004-2014) 

      Pereira, André Luis (2016) [Tese]
      Esta tese procura explorar a forma como as políticas de promoção da igualdade racial têm sido desenvolvidas em nível local. Uma abordagem mais estrutural pode permitir a reflexão sobre qual o lugar das políticas de igualdade ...
    • Thumbnail

      Possibilidades e oportunidades de atuação política : estudo sobre a formação do grupo de trabalho de ações afirmativas no processo de reivindicação por cotas no ingresso da UFRGS 

      Prolo, Felipe (2011) [Dissertação]
      A presente dissertação tem como tema o processo de formação de um coletivo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulado Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas (GTAA), que se propôs a estudar e ...
    • Thumbnail

      Sucesso no campo escolar de estudantes oriundos de classes populares : estrutura e trajetórias 

      Gonçalves, Fernando Gonçalves de (2015) [Dissertação]
      Atingir o ensino superior brasileiro é uma situação de relativo “sucesso escolar”, pois apenas 15% dos jovens brasileiros o atingem atualmente. A presença de estudantes de classes populares com pouca incorporação dos ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS