Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Vladimir Fleurypt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:52:02Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6028pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar as interações de professores em um curso de capacitação semi-presencial, com a utilização de um ambiente virtual. Este curso foi desenvolvido através de um convênio entre a Secretaria de Educação do Estado de Goiás e a PUC/SP. Com esse projeto, investigou-se como a vivência em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa pode auxiliar no desenvolvimento destes sujeitos para a busca do processo cooperativo nas trocas intelectuais. A fundamentação teórica deste estudo foi constituída referenciando os estudos de Jean Piaget, enfatizando-se, principalmente, os princípios da cooperação, apresentada como eixo conceitual. Neste projeto, fez-se o acompanhamento de um grupo de Professores Multiplicadores do NTE-Goiás. O e-ProInfo foi o ambiente virtual que sustentou todo o movimento de busca dos dados registrados pelos sujeitos da pesquisa. Esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno da cooperação na formação de professores, refletindo na presença desse conceito no âmbito da prática docente desses sujeitos. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de questionários, além das intervenções desses sujeitos no ambiente virtual (fóruns, chats etc.) ao longo do processo de trabalho. As conclusões denotam uma concepção de aprendizagem colaborativa que indica caminhos para um processo qualitativamente superior que desemboca na cooperação. Destaca também o ambiente virtual como elemento propulsor de interações entre sujeitos, contribuindo para a construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Nacional de Informática na Educaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectNúcleo de Tecnologia Educacional de Goiáspt_BR
dc.subjectGoiás (Estado)pt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleEm busca da cooperação piagetiana no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade de Goiás-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000523817pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples