Navegação Informática na Educação por Autor "Tarouco, Liane Margarida Rockenbach"
Resultados 1-20 de 38
-
O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes (2003) [Tese]Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca ... -
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo
Gravina, Maria Alice (2001) [Tese]O processo de demonstração é axial na construção do conhecimento matemático. Na geometria euclidiana, ele é um dos aspectos que apresenta grandes obstáculos aos alunos. Uma das dificuldades aparece na transição, necessária, ... -
Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional
Aguiar, Eliane Vigneron Barreto (2011) [Tese]Uma questão que se apresenta relevante, nesta tese, é que na maioria das vezes, o estudante, principalmente, o novato, demonstra grande dificuldade na aprendizagem baseada na resolução de problemas. Portanto, este precisa ... -
Apropriação das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoas com paralisia cerebral
Tijiboy, Ana Vilma (2001) [Tese]O presente trabalho examina de que modo pessoas com Paralisia Cerebral se apropriam dos recursos tecnológicos de um ambiente de aprendizagem computacional telemático (f questão da pesquisa) e, que processos de desenvolvimento ... -
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
Medina, Roseclea Duarte (2004) [Tese]Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados ... -
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em língua inglesa
Costa, Janete Sander (2008) [Tese]Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como língua estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de ... -
Construção coletiva do conhecimento : forma de atuação dos sujeitos em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem
Lima, Maria de Fatima Webber do Prado (2003) [Tese]Esta tese tem como objetivo contribuir na identificação da forma de atuação de alunos e professores na construção coletiva do conhecimento em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem a distancia, com intuito de fornecer ... -
Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa
Bulegon, Ana Marli (2011) [Tese]Na sociedade contemporânea é cada vez mais importante e necessário que as pessoas tenham habilidades e desenvolvam competências para manusear os computadores e a Internet, que sejam capazes de pesquisar, questionar, que ... -
Desenvolvimento de um framework com estratégias de avaliação de agentes conversacionais educacionais
Silveira, Clóvis da (2022) [Tese]O crescimento das tecnologias de informação e comunicação tem demonstrado uma série de ferramentas desenvolvidas para as mais diversas finalidades, entre elas, as ferramentas que possibilitam o envio de mensagens instantâneas ... -
E-maturity : gestão da tecnologia numa perspectiva de melhoria do desempenho pedagógico
Rodrigues, Herik Zednik (2015) [Tese]A revolução tecnológica impõe aos gestores escolares um novo e grande desafio: garantir que todos os agentes da escola (alunos, professores, funcionários, pais, coordenadores) tenham acesso à tecnologia e ao conhecimento. ... -
Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa
Dutra, Renato Luís de Souza (2008) [Tese]A avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. ... -
Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia
Lindemann, Vanessa (2008) [Tese]O estilo de aprendizagem indica as preferências do sujeito em relação às estratégias de aprendizagem que podem ser empregadas pelo professor na construção do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar ... -
Explorando autodeterminação, utilizando novas tecnologias para ensejar autocuidado em obesos
Sgobbi, Fabiana Santiago (2017) [Tese]A obesidade, atualmente, é um dos problemas mais importantes de Saúde Pública no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente ela seja o principal problema de saúde. O ... -
Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
Tibola, Leandro Rosniak (2018) [Tese]Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de ... -
Ferramentas de gerência de projetos como recurso de aprendizagem
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh (2011) [Tese]Este trabalho tem por objetivo investigar o uso da tecnologia para apoiar a colaboração com vistas à aprendizagem. Considera-se que a colaboração, à luz da abordagem sociointeracionista de Vygotksy, constitui-se em elemento ... -
Formação docente para a autoria nos mundos virtuais : uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas
Avila, Bárbara Gorziza (2016) [Tese]O aprimoramento de atributos como a capacidade de processamento e interfaces gráficas das tecnologias disponíveis no mercado vem criando um cenário propício para a profusão de ambientes imersivos como os mundos virtuais. ... -
A hibridação com a tecnologia digital gerando linhas de fuga
Schuch, Eny Maria Moraes (2003) [Tese]A criação artística é proposta como um processo de pensamento na filosofia de Gilles Deleuze. Com este enfoque, a hibridação com a tecnologia digital é vista como uma estratégia potencializadora da criação e da produção ... -
Identificando motivação em um mundo virtual 3D
Voss, Gleizer Bierhalz (2018) [Tese]Observa-se atualmente um crescimento nas pesquisas envolvendo a utilização de Mundos Virtuais (MV) no contexto educacional, sendo utilizados para criar laboratórios virtuais, simulações e objetos tridimensionais (3D), ... -
A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva
Santos, Leila Maria Araújo (2009) [Tese]Este trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a inserção de um agente conversacional em um ambiente virtual de aprendizagem pode interferir na carga cognitiva dos materiais educacionais e influenciar no desempenho ... -
Integração de ambiente virtual de aprendizagem com repositório digital
Rodrigues, Alessandra Pereira (2012) [Tese]Objetos de Aprendizagem são recursos relevantes para ensejar a aprendizagem em função de seu caráter modular, pois permitem oferecer condições para uma atividade apoiada por recursos alocados por demanda face a necessidades ...