Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorDias, Carlos Gilberto Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-17T01:38:25Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56506pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho narra as trajetórias de duas professoras que viveram no final do século XIX e início do XX, a partir de uma perspectiva de gênero: Ana Aurora do Amaral Lisboa (1860-1951) e Julia Malvina Hailliot Tavares (1866-1939). Na memória historiográfica houve um reemprego sucessivo de categorias que fixaram no tempo o ‘feminismo’ de Ana Aurora e o ‘anarquismo’ da Malvina cristalizando essas formulações a seus respectivos itinerários. Assim, entre aproximações e distanciamentos com homens e mulheres de sua época, analiso suas trajetórias a partir dos lugares de origem de seus percursos, da configuração de seus laços familiares e das escolhas profissionais que marcaram suas vidas. No campo de possibilidades em que estavam inseridas, as ações destas personagens evidenciam os paradoxos e tensões constitutivas daquele contexto. As vidas de Malvina e Ana Aurora estiveram constantemente atreladas as suas atuações profissionais na complexa arte de ensinar, numa atividade que se estendeu por décadas em ambos os casos.pt
dc.description.abstractThe present work chronicles the trajectories of two teachers who lived in the end of the XIX and the beginning of the XX centuries, through a gender perspective: Ana Aurora do Amaral Lisboa (1860-1951) and Julia Malvina Hailliot Tavares (1866-1939). In historiographic memory there has been a sucessive reuse of categories that fixed in time Ana Aurora's ‘feminism’ and Malvina's ‘anarchism’, cristalyzing those formulations to its respective itineraries. Amongst approximations and detachments to men and women of their time, I analyze their trajectories beginning from the starting places of their journeys, from their family bonds configuration and from the professional choices that shaped their lifes. In the possibility field in which they were inserted, these characters actions demontrate paradoxes and constitutive tensions of that context. Ana Aurora and Malvina's lifes were constantly bonded to their professional actions in the complex art of teaching, a activity that unfolded for decades in both cases.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrajetorias de vidapt_BR
dc.subjectBiographyen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPossibility fielden
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleCosturando vidas : os itinerários de duas professoras : Ana Aurora do Amaral Lisboa (1860-1951) e Júlia Malvina Hailliot Tavares (1866-1939)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000860532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem