Narrativas orais da Restinga : duas faces da autoria
dc.contributor.advisor | Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato | pt_BR |
dc.contributor.author | Dela Valle, Laura Regina dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-06T01:38:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56159 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é o resultado dos estudos realizados na pesquisa A vida reinventada: pressupostos teóricos para a análise e criação de narrativas orais, com duração de dois anos. O projeto de pesquisa citado é realizado por um grupo de pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da Profª Drª Ana Lúcia Liberato Tettamanzy e com o apoio do CNPq, no Bairro Restinga em Porto Alegre. No presente Trabalho de Conclusão de Curso apresento duas faces da autoria. A primeira face corresponde ao meu olhar autoral ao lidar com os vídeos, a minha maneira de compreender e criar os DVDs do Projeto de Pesquisa. Descreverei o processo de criação e explicarei por que esse trabalho ultrapassa os limites técnicos e se configura em uma estética criativa. A outra face da autoria destina-se aos narradores da Restinga (bairro da periferia de Porto Alegre/RS), suas maneiras únicas de ver o mundo e retratar suas concepções. Analisei as produções de quatro narradores: José Carlos dos Santos, conhecido como “Beleza”; Alex Pacheco, Jandira Consuelo Brito e Marco Almeida, conhecido como Maragato. Cada um desses narradores possui características estilísticas únicas e originais que marcam suas produções (contos orais, poesias, cibercultura, arte, etc.). Porém, essa individualidade não impede que dialoguem entre si e com a comunidade, ao contrário, as suas produções refletem o envolvimento coletivo que eles têm com a Restinga, a razão de suas lutas. Para desenvolver essa reflexão foi necessário estabelecer um diálogo interdisciplinar com outros campos do saber. Além das ciências da linguagem e da literatura, busquei subsídios teóricos na Antropologia e na Comunicação. Cabe ainda ressaltar a importância do teórico Paul Zumthor para este trabalho, pois os estudos da performance e oralidade são a base da pesquisa de que fiz parte e, consequentemente, também deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is the result of studies in the search done in Life reinvented: Theoretical assumptions for the analysis and creation of collections of oral narratives, lasting two years. The mentioned research project is conducted by a group of researchers affiliated to the Federal University of Rio Grande do Sul, under the guidance of Prof. Dr. Ana Lucia Tettamanzy Liberato and with the support of CNPq, the Restinga neighborhood in Porto Alegre. On the present Course Conclusion Work I'm presenting two faces of the authorship. The first face corresponds to my autoral look when dealing with the videos, my way of understanding and creating the DVDs of the Research Project. I’ll describe the creation process and explain why this work goes beyond the technical limits and configures itself in a creative aesthetic. The other face of the authorship intended to the narrators of Restinga (low income neighborhood in Porto Alegre / RS), their unique ways of seeing the world and portraying their views. I analyzed the production of four narrators: Jose Carlos dos Santos, known as "Beauty", Alex Pacheco, Jandira Consuelo Brito and Marco Almeida, known as Maragato. Each of these narrators have unique and original stylistic characteristics that marks their productions (oral tales, poetry, cyber culture, art, etc...). However, this individuality don't prevent them from dialoging between themselves and the community, unlike, their productions reflect the collective involvement they have with the Restinga, the reason for their struggles. To develop this reflection was necessary establishing an interdisciplinary dialogue with other fields of knowledge. Besides the sciences of language and literature, I sought theoretical support in Anthropology and Communication. We must also highlight the importance of theorist Paul Zumthor for this work, because the studies of orality and performance are the basis of the research that I took part and, consequently, also of this work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Narrativas orais | pt_BR |
dc.subject | Oral storytellers | en |
dc.subject | Audio-visual narratives | en |
dc.subject | Narrativas audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Authorship | en |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Restinga (Porto Alegre, RS) | pt_BR |
dc.title | Narrativas orais da Restinga : duas faces da autoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000859960 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)