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dc.contributor.advisorGoldnadel, Marcospt_BR
dc.contributor.authorChacon, Jéssica Colvarapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-04T01:39:03Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56037pt_BR
dc.description.abstractA interpretação de texto é uma atividade que envolve, além da decodificação, a realização de processos inferenciais. Considerando que documentos educacionais oficiais, tanto no âmbito nacional quanto no regional, reconhecem que ler é mais do que decodificar, e que os livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLPs) têm procurado explorar de modo mais amplo a interpretação de texto, este trabalho avalia duas seções de interpretação textual: uma pertencente a um LDLP destinado ao 6º ano e outra, ao 9º ano do Ensino Fundamental. Essa avaliação consiste na apreciação crítica das questões de interpretação de texto no que diz respeito à exploração de inferências pragmáticas, mais especificamente, acerca do modo como é abordada a compreensão dos implícitos textuais e dos mecanismos subjacentes a sua produção. A avaliação realizada parte do pressuposto de que a leitura é um processo interacional, valendo-se do paradigma da Teoria da Relevância (TR) para a análise dos processos subjacentes à interpretação de enunciados. A partir da análise de dois textos e suas respectivas perguntas presentes em duas seções de interpretação de acordo com os princípios propostos pela TR, empreende-se uma reflexão sobre o modo como essa teoria pode contribuir para a formulação de propostas didáticas capazes de propiciar ao aluno um maior desenvolvimento de sua proficiência leitora.pt
dc.description.abstractText interpretation involves not only decoding, but carrying out several inferential processes. This is reflected in the fact (i) that most official educational documents recognize that reading is more than deciphering words and (ii) that textbooks of Portuguese (LDLPs) have attempted to explore text interpretation more widely in recent years. This study assesses text interpretation in two different stages, namely, the sixth and ninth grades of middle school (junior high school). This evaluation comprises a critical account of text interpretation questions with regard to the exploration of pragmatic inferences, especially concerning the methods used to approach textual implications and the mechanisms underlying their productions. The assessment carried out assumes that reading is an interactional process. In addition, built on the Relevance Theory (RT), this dissertation analyzes underlying processes in the interpretation of utterances. Based on interpretation tasks present in two texts analyzed in this study, we look into how RT can contribute to the formulation of didactic approaches that may aid students with their reading skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTextual inferenceen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectRelevance theoryen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectTeoria da relevânciapt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleAnálise de questões interpretativas em livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da teoria da relevênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858715pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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