Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorDuro, Mariana Limapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-20T01:36:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49729pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender a psicogênese do pensamento combinatório. São analisados os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio para solucionar problemas experimentais de análise combinatória. Como base teórica é utilizada a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Ela traz subsídios para compreender como esta noção é construída pelo sujeito. As hipóteses são baseadas na maneira pela qual alguns professores abordam não só a análise combinatória, mas também a maneira como os conteúdos de matemática são trabalhados ao longo dos anos escolares. A coleta de dados é feita de modo experimental e baseada no método clínico de Piaget. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção das possibilidades.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to comprehend the psychogenesis of combinatorial reasonig. We analyzed the mechanisms used by high school students to solve experimental combinatorics problems. As a theoretical basis is used Jean Piaget Genetic Epistemology. It illustrate how this concept is constructed by the subject. The hypothesis are based on manners which some teachers make the approach of combinatorics concept, and also the way mathematics contents are taught during school years. Data collection is done in on experimental way and based on Piaget clinical method. The thought of the subjects is analysed, emphasizing their likeness while reasoning structures that they show on the construction of the possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCombinatoricsen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormal thoughten
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPensamento formalpt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleAnálise combinatória e construção de possibilidades : o raciocínio formal no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000836304pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples