Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRamos, Donatela Douradopt_BR
dc.contributor.authorLima, Maria Alice Dias da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:47Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49508pt_BR
dc.description.abstractAborda-se a visão dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observação participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econômico e funcional. A organização do serviço e a competência profissional determinaram facilidades com relação ao acolhimento, levando à satisfação dos usuários. Má recepção e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacitação para o acolhimento, implantação de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipação da abertura do prédio para marcação de consultas e priorização de atendimento aos moradores da área de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on users’ views of factors influencing quality of care at a health care unit in the city of Porto Alegre, relating to access and receptivity. The data were collected using a semi-structured interview and participatory observation and treated using thematic analysis. The results compare ease and difficulties in geographic, economic, and functional access. Organization of services and professional competency were determinant factors in ease of reception, leading to user satisfaction. Poor reception and unsatisfactory professional performance were identified as difficulties. The study concluded that there is a need to increase the professional staff, train them in receiving users, implement a complementary modality for dental care, open the facility earlier for scheduling appointments, and prioritize care for residents of the catchment area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 27-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUnidade de saúdept_BR
dc.subjectHealth services accessibilityen
dc.subjectServices evaluationen
dc.subjectPacientespt_BR
dc.subjectQuality of health careen
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept_BR
dc.titleAcesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHealth care access and receptivity to users in a unit in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000390144pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples