Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorPorcher, Luiz Carlos Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2012-05-26T01:36:26Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49237pt_BR
dc.description.abstractBullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleBullying : analisando-o em diferentes contextos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples