Percorrer Ensino de Física por Tipo "Tese"
Resultados 21-40 de 41
-
Feiras de Ciências como caminho para a formação de estudantes e professores : desafios, potencialidades e tendências nos documentos e na voz de professores orientadores
(2023) [Tese]No Brasil as Feiras de Ciências ocorrem há décadas, e são eventos criados para incentivar a educação e a produção científica nas escolas, e a divulgação da ciência para além dos muros das escolas. Feiras buscam engajar ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais : problematizando a BNCC, utilizando o ensino por investigação na abordagem da ciência e para o desenvolvimento de intelectuais reflexivos
(2022) [Tese]A presente pesquisa buscou identificar, aplicar e analisar que caminhos uma formação continuada, voltada a professores e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve trilhar para auxiliá-los na interação com ... -
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
(2016) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de um sistema hipermídia como um instrumento de avaliação de conhecimento prévio e de medida educacional, dentro da perspectiva da teoria da carga cognitiva e da teoria da aprendizagem ... -
Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de caso
(2013) [Tese]Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
(2021) [Tese]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tese]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Investigação da aprendizagem em física básica universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de cálculo I e de física I
(2013) [Tese]A presente tese teve por objetivo investigar e desenvolver formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos de Cálculo I, através de sua integração com conteúdos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem ... -
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tese]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
O lado oculto do fóton : a estabilização de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso
(2018) [Tese]Apresentamos, nesta tese, uma investigação sobre a estabilização ontológica do fóton, um actante inicialmente articulado no contexto da primeira revolução da Física Quântica. Partindo dos Estudos da Ciência de Bruno Latour, ... -
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
(2015) [Tese]A Tese em Ensino de Física, “Laser de Rubi: uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”, possui como referencial teórico principalmente a Teoria da Assimilação e da Retenção Significativas ... -
A Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleo
(2023) [Tese]Por meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da ... -
Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências
(2020) [Tese]O presente trabalho, de natureza teórica, está inserido no contexto da formação de professores de Ciências, abordando-a sob a ótica do pensamento bakhtiniano em correlação com as perspectivas críticas de ensino de ciências. ... -
O perfil e os desafios do educador em física na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais de 2015 : a formação de profissionais críticos à educação básica
(2021) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo, procuramos construir o perfil esperado ... -
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física
(2017) [Tese]Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O ... -
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal : considerando contextos e idioculturas na educação científica
(2016) [Tese]A presente pesquisa investigou diferentes usos e sentidos atribuídos ao conceito de contextualização na educação científica e explorou um modelo teórico para pensá-lo, baseado na psicologia cultural de Michael Cole. A ... -
Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo
(2020) [Tese]Nesse trabalho nos dedicamos a buscar perspectivas teórico-metodológicas que pudessem nos auxiliar na concepção da educação científica para a formação no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo. Inicialmente, realizamos ... -
Representações da astronomia
(2017) [Tese]Nas últimas décadas diversos produtos oriundos do desenvolvimento científico têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas e em razão disso os estudantes, atualmente, têm seu acesso à informação facilitado. ... -
Representações sociais de conceitos de física moderna e contemporânea
(2013) [Tese]Na perspectiva da aprendizagem significativa, o conhecimento prévio, ou subsunçor, do aprendiz é imprescindível para que ocorra a ancoragem cognitiva. As representações sociais, juntamente com outras ideias que compõem a ... -
Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica
(2018) [Tese]Atividades de resolução de problemas de física em nível médio, via de regra, resumem-se à memorização, por parte dos estudantes, de procedimentos rotineiros e busca da equação que melhor se encaixa nos dados fornecidos no ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
(2015) [Tese]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ...