Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Jefferson Silvapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Jimena Anolléspt_BR
dc.date.accessioned2012-05-04T01:24:18Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40229pt_BR
dc.description.abstractA observação da capacidade simbólica da criança é um importante elemento a ser observado durante a avaliação psicológica a partir da entrevista lúdica. A capacidade simbólica é o que permite à criança representar situações indiretamente a partir do brincar, que a permitam ressignificar conflitos, sem que para isso tenha que vivenciá-los concretamente, apropriando-se da situação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi conhecer os indicadores utilizados na entrevista lúdica para avaliar a capacidade simbólica. Foram investigadas doze psicólogas através de uma entrevista semiestruturada. Desta pesquisa resultaram cinco categorias de análise que nortearam o levantamento dos resultados e descreveram os objetivos. Discutem-se os indicadores utilizados para avaliar a capacidade simbólica, os conhecimentos necessários, as técnicas e os materiais utilizados, e a definição de capacidade simbólica. Os resultados apontaram como indicadores observados a adequação à idade ou etapa do desenvolvimento, a avaliação do discurso, da comunicação e da expressão verbal, a diferenciação entre real e imaginário, a escolha, o conteúdo e a forma do brincar, o uso de diferentes materiais, a imaginação e a criatividade envolvida no jogo, a capacidade de personificação, a capacidade de contar/criar histórias/enredos, e a capacidade de usar metáforas. Foi possível concluir que perceber o quanto a criança é capaz de comunicar e simbolizar através do seu brincar é quesito norteador de aspectos avaliativos durante a entrevista lúdica. Deste modo, a avaliação da capacidade simbólica fala da capacidade de representar conflitos acessando, traduzindo e nomeando os afetos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectComportamento de brincarpt_BR
dc.subjectEntrevista psicodiagnósticapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.titleIndicadores utilizados na entrevista lúdica diagnóstica para avaliação da capacidade simbólica da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples