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dc.contributor.advisorAntoni, Clarissa dept_BR
dc.contributor.authorFarias, Letícia Coimbrapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-04T01:24:18Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40228pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata a experiência profissional da Psicologia em um ambiente denominado Casa Lar, localizado no município de Porto Alegre. Esta modalidade de acolhimento institucional se refere à medida de proteção que ampara crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos, negligência e abandono, tendo por objetivo principal oferecer aos pequenos moradores um cuidado personalizado e diversificado dos demais abrigos, sendo que cada Casa Lar acolhe oito crianças e adolescentes, os quais recebem os cuidados da Mãe Social. O texto apresenta um resgate histórico da institucionalização no Brasil, apresentando diversas mudanças de paradigma a respeito da infância e da violação de seus Direitos, chegando aos dias de hoje, onde a criança e o adolescente são vistos como cidadãos de Direitos e Deveres, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O fazer Psicológico é descrito a partir da inserção na instituição, das conquistas e dos desafios que se apresentam quando se tem um amplo campo de atuação, voltado não somente às crianças e adolescentes acolhidos, mas também a todas as dimensões no qual estão inseridos, a fim de favorecer integralmente seu desenvolvimento biopsicossocial.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports the experience of psychology in an environment called Home House, located in Porto Alegre. This type of residential care refers to the extent of protection that protects children and adolescents in situations of social vulnerability, victims of abuse, neglect and abandonment, with the main objective to offer residents a small and diverse personal care from other shelters, and each House Home welcomes eight children and adolescents who receive Social care of Mother. The text presents a historical review of institutionalization in Brazil, presenting several paradigm shifts about childhood and the violation of their rights, even to today, where children and adolescents are seen as citizens with rights and duties, supported by the Statute Children and Adolescents. Doing Psychology is described by the insertion in the institution, the achievements and challenges that present themselves when there is a broad field, directed not only to children and adolescents received, but also to all the dimensions in which they are inserted, the order to promote full development is biopsychosocial.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractice of the psychologisten
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectInstitutional shelter,en
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMother socialen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.titleO fazer psicológico na Casa Larpt_BR
dc.title.alternativeThe psychological make at home house en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826919pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Saúde Comunitáriapt_BR


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