Avaliação térmica do desempenho de defletores de calor automotivos
dc.contributor.advisor | Marczak, Ligia Damasceno Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Eric Scherer da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-31T01:21:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/38563 | pt_BR |
dc.description.abstract | O defletor de calor é um dos componentes do sistema de exaustão de veículos, cuja principal função é diminuir o fluxo de calor entre regiões do motor que atingem elevadas temperaturas e componentes com sensibilidade ao calor. No presente trabalho foram avaliados dois tipos de amostras com materiais aplicados em defletores de calor. Para tanto foi realizado o ensaio de resistência térmica baseado nas normas FIAT 9.55670 e 50570, que consiste em aplicar as amostras sobre uma região em cujas vizinhanças há uma fonte quente à 600 °C, durante 25 minutos. Para atender ao requisito de temperatura, a região oposta à fonte quente, distante 30mm da amostra, deve permanecer numa temperatura inferior a 85 °C. O primeiro tipo de amostra avaliada era composto por duas camadas externas de aço aluminizado com espessura de 0,3 mm, e uma camada interna de isolante térmico Protec® com espessura de 0,8 mm. O outro tipo de amostra era composto por uma camada única de aço aluminizado, com espessura de 0,3 mm. Além disso, o ensaio também foi realizado para os dois tipos de amostras com as superfícies cobertas por tinta preta, com a finalidade de avaliá-las quando há perda da refletibilidade. Nos quatro casos avaliados, as amostras atenderam ao requisito de temperatura, sendo que a amostra com três camadas permitiu maior redução do fluxo de calor. A amostra do tipo uma camada em cuja superfície aplicou-se tinta, atingiu em média 60,9 °C nas vizinhanças opostas à fonte quente durante a fase estacionária. Nos outros três casos, foram atingidas temperaturas de aproximadamente 50 °C. Dessa forma, constatou-se que, para superfícies com perda de refletibilidade, as amostras de três camadas possuem melhor eficiência. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia química | pt_BR |
dc.title | Avaliação térmica do desempenho de defletores de calor automotivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Poziomyck, Marcos Martau | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000823836 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Química | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5670)