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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorScheffer, Dulce de Medeiros Boffpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-23T01:20:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37816pt_BR
dc.description.abstractA experiência de um professor durante muitos anos pode apresentar estrutura e resultados diferentes, dependendo da prática pedagógica que vivencia. Ao mesmo tempo em que esta prática é vivenciada, necessita ser refletida e readaptada ao contexto escolar em que está inserida, e proporcionar a construção do conhecimento aos alunos e ao professor. Quando o professor se permite refletir e avaliar sua própria proposta de prática pedagógica, é capaz de desafiar-se à mudança. As reflexões que aconteceram diante de uma prática escolar já estabelecida provocaram inquietações e, através de estudos e o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem, permitiram visualizar uma nova forma de ensinar. Comparando o desenvolvimento e os resultados desta nova metodologia com a prática escolar vivenciada durante 30 anos, surge a pergunta central deste Trabalho de Conclusão: Por que uma prática baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem pode tornar a prática de sala de aula diferente?. Para essa inquietação, foi necessário analisar teoricamente dois modelos de práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e relacioná-las às formas de aprendizagens proporcionadas por cada uma delas. Observar e analisar os detalhes que compõem uma prática pedagógica é essencial para entender teoricamente no que está baseada cada experiência. Foram analisados e comparados o planejamento e a avaliação realizados pelo professor, a produção textual, a leitura, a interpretação e os conceitos matemáticos desenvolvidos pelos alunos. A pesquisa participante aplicada no espaço escolar, numa turma de 2° ano, é que permitiu que fossem levantados os dados da experiência com Projetos de Aprendizagem. Esta foi capaz de mostrar o quanto uma prática baseada em uma arquitetura pedagógica aberta proporciona a construção da aprendizagem autônoma. Os aspectos analisados mostram as diferenças entre duas práticas distintas, vivenciadas num mesmo contexto escolar: de um lado, uma prática repetitiva, com aulas planejadas exclusivamente pelo professor e visando resultados iguais para todos os alunos, de outro, a prática de Projetos de Aprendizagem como uma prática inovadora, na qual os alunos, partindo de suas curiosidades, aprendem a aprender. Com os Projetos de Aprendizagem, o planejamento se mostra mais flexível e aberto aos interesses dos alunos; a produção textual, a leitura, a interpretação e os conceitos matemáticos são aprendizagens que se adaptam e acontecem paralelamente ao desenvolvimento da pesquisa; a avaliação é reorganizada e os registros das pesquisas substituem provas e servem como autoavaliação. A principal diferença está em refletir sempre a prática que vem sendo vivenciada, desafiando o professor e os alunos a irem em busca de seus interesses e inquietações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.titleArquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem : um novo olhar sobre a prática em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Juliana Brandãopt_BR
dc.identifier.nrb000821715pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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