PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Aguiar, Patrícia Pereira Lippert | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-21T01:21:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37668 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central, PCNs no contexto da Educação Infantil: relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira. Trata-se de uma reflexão teórico prática, baseada na análise do trabalho na Educação Infantil, enfatizando o papel do professor como mediador no processo ensino-aprendizagem, o Currículo na Educação Infantil e a importância da brincadeira no espaço escolar. O principal objetivo foi investigar a educação infantil, como parte de uma política educacional, que influencia a atuação profissional, o currículo, a brincadeira e conseqüentemente a aprendizagem das crianças. Para esclarecer tais questões, buscou-se as contribuições de Almeida, Casarin, Cerqueira, Craidy, Kaercher, Negrine e Vectore. O estudo apoiou-se na realização da prática pedagógica de estágio supervisionado, desenvolvida com uma turma de maternal, com alunos entre um a três anos, de uma escola particular de educação infantil localizada na cidade de Três Cachoeiras, e consequentemente, nos registros das reflexões diárias no diário de classe, bem como, nos registros semanais no portfólio de aprendizagens. A partir da relação teoria e prática observou-se a importância dos conceitos abordados, sendo possível, evidenciar a Educação Infantil como uma etapa de ensino de fundamental importância para a promoção do exercício da cidadania, bem como, para o pleno desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Portador de deficiência | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | PCNs no contexto da educação infantil : relações possíveis entre papel do professor, currículo e brincadeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821795 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Três Cachoeiras, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)