Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorRocha, Elizete Borges dapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37663pt_BR
dc.description.abstractO trabalho ressalta como questão central como os alunos constroem as aprendizagens por meio dos Projetos de Aprendizagem? A pesquisa participante foi desenvolvida a partir da interação entre professor e alunos do 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual durante o estágio curricular. O que me instigou a propor a metodologia dos Projetos de Aprendizagem foi a percepção de práticas tradicionais utilizadas por alguns professores desta instituição que não atendiam às expectativas que os sujeitos apresentavam de aprendizagem. Submetidos às práticas onde o conhecimento era transferido somente pelo professor, gerou-se o hábito de exercícios mecânicos nestes alunos que foram rompidos a partir da prática inovadora possibilitada pela metodologia dos Projetos de Aprendizagem. Para colocá-lo em prática essa metodologia busquei referências em autores que pudessem dar suporte para alcançar os objetivos da minha pesquisa. Tendo como objetivo verificar como os alunos constroem as aprendizagens por meio dos Projetos de Aprendizagem e averiguar as contribuições desta metodologia neste processo. O processo iniciou com o levantamento das curiosidades dos alunos e a formação de grupos por afinidade de perguntas. Nas etapas do trabalho, os Projetos de Aprendizagem possibilitaram que os alunos criassem, experimentassem alternativas e soluções na busca por estratégias para responder as suas inquietações, ganhando autonomia. Os alunos foram os próprios agentes do processo de pesquisa, buscando respostas para suas dúvidas, transformando seus conhecimentos prévios adquirindo aprendizagens. Para essas aprendizagens foi importante o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. A aplicação da metodologia dos Projetos de Aprendizagem permitiu o rompimento com práticas pedagógicas do ensino tradicional e proporcionou as seguintes aprendizagens: pesquisa na internet, criação e manuseio do blog, correção ortográfica das palavras no editor de textos word, desenvoltura da oralidade e autoria na produção textual. Com estas experiências os alunos aprenderam a interagir, a cooperar e a serem autônomos. A interação, a cooperação e a autonomia são subprodutos das experiências, ou seja, elas não são dadas ou simplesmente ensinadas pelo professor, mas sim aprendidas através das próprias vivências dos alunos. A prática desenvolvida possibilitou mostrar que ao adotar esta metodologia o professor deve entender que a aplicação do mesmo é um caminho a ser construído diariamente com seus alunos. O professor, ao optar por essa proposta de trabalho, que se constituem na metodologia que instiga a curiosidade a do aluno, proporciona encontrar a motivação e sentido para aprendê-lo, levando-o a construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleAprendizagem escolar a partir da metodologia de projetos de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples