Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorDedavid, Daniel Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:35Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37487pt_BR
dc.description.abstractO estudo propõe-se a investigar as relações comunicacionais estabelecidas em pequenos mercados do bairro Cidade Baixa, na cidade de Porto Alegre. Foram realizadas entrevistas e observações de inspiração etnográfica em 2 dos 14 mini-mercados mapeados no bairro. Frequentados por grande parcela da população local, oferecem produtos alimentícios, bebidas, bens de higiene e limpeza. A pesquisa busca lançar luz sobre essas pequenas empresas, focando no que há de imaterial nas relações de consumo que ali se realizam. O trabalho justifica-se pela escassez de estudos sobre pequenos mercados, pela maciça presença dessas lojas no espaço eleito para a pesquisa e pela coexistência peculiar dessas empresas com supermercados. Os resultados da pesquisa evidenciaram relações comunicacionais alheias às mídias e às técnicas profissionais consolidadas na área da comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes to investigate the communication relationships established in small markets located in the Cidade Baixa neighborhood, in Porto Alegre, Brazil. Interviews and observations inspired in the ethnographic method have been made in 2 of the 14 mini-markets located in the neighborhood. They are attended by large portion of the population, offering food, beverage, toiletries and cleaning goods. The research intends to shed light on these small businesses focusing on immaterial aspects that are part of the consumption process that takes place in there. The work is justified by the lack of studies of small markets, by the massive presence of these stores within the elected area and by the peculiar coexistence of these businesses with supermarkets. The research outcomes evidenced communication relationships extraneous to consolidated medias and to professional expertise within the Communication field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectConsumo : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectLocal mini-marketsen
dc.subjectCidade Baixa (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectCidade Baixaen
dc.subjectPorto Alegreen
dc.titleComunicação e consumo : mercados da Cidade Baixa : um estudo sobre relacções comunicacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples